balbalabla

1196 palavras 5 páginas
YASKAWA MOTOMAN

Um segmento sobre o qual ainda pouco se fala no País, mas muito se lucra, é a robótica. A fabricação de robôs para a automação industrial não atinge 10% do que é produzido nos Estados Unidos, mas, sem dúvida, é um setor promissor.

A japonesa Motoman, divisão de robótica da Yaskawa, também bateu recorde de faturamento em 2008. “Vendemos 215 unidades ano passado”, comemora Nilson Modesto, engenheiro de aplicação da empresa.

A Motoman estava presente em 15 estandes da FEIMAFE 2009, mas o seu grande destaque é o robô humanoide SDA10D, que atrai pequenas multidões ao manusear garrafas PET com precisão no estande da própria Yaskawa.
·.

Foto: FEIMAFE
Nilson acredita que muitas pessoas ainda acham que o robô vem para substituir o ser humano, mas que isso não é verdade. “O robô vem para trazer qualidade de vida, realizar tarefas insalubres como trabalhos em temperaturas extremas, dentro de câmaras frias, por exemplo, ou transportando cargas muito elevadas, que poderiam gerar lesões por esforço repetitivo” esclarece.

Um bom exemplo da aplicação de robôs para tarefas que não poderiam ser realizadas por seres humanos é a unidade que atua no Incor manipulando tubos de ensaio no laboratório. “Assim evita-se que o frasco receba calor das mãos de quem o manuseasse. Essa transferência de calor poderia influenciar no resultado do exame”, assegura Nilson. Além disso, o trabalho com materiais contaminantes sempre gera risco para os profissionais envolvidos.

O modelo SDA10D possui dois braços muito flexíveis e é inédito no Brasil. Já foi exposto nos Estados Unidos, Japão e Europa, sendo que nos Estados Unidos e no Japão existem réplicas operando em fábricas atualmente. A Motoman está otimista com os resultados da feira e foi consultada por possíveis compradores.

YASKAWA ELEVA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

A Yaskawa elétrica do Brasil, responsável pelo projeto, desenvolvimento, treinamento e assistência técnica em sistemas de automação

Relacionados

  • balbalabla
    996 palavras | 4 páginas
  • balbalabla
    995 palavras | 4 páginas