Baicia Tietê Jacaré

1036 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO O rio Tietê nasce em Salesópolis, na serra do Mar, a 1120 metros de altitude. Apesar de estar a 22 km do litoral, as escarpas da serra do Mar fazem com que o rio tome o sentido contrário, em direção ao interior do estado de SP. Ele atravessa o estado de São Paulo de sudeste a noroeste, até desaguar no rio Paraná, no lago formado pela barragem de Jupiá.
O significado do nome "rio tietê" é "rio verdadeiro" ou "águas verdadeiras".
A nascente, em Salesópolis, fica no Parque Nascentes do Rio Tietê. As nascentes surgem entre rochas que derivam de um minúsculo lago. A água brota em três diferentes pontos.

Nascente do Rio Tietê em Salesópolis –SP
O Tietê cruza a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.136 quilômetros ao longo de todo o interior do estado, até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.
É dividido em seis sub-bacias:
Alto Tietê;
Médio Tietê;
Piracicaba / Jundiaí;
Tietê / Jacaré;
Tietê / Batalha;
Baixo Tietê.
Neste trabalho será abordada a bacia Tietê/Jacaré. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré representa a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 13 - UGRHI 13 - que se localiza na região central do Estado de São Paulo. É composta por 34 municípios, dos quais 16 estão totalmente inseridos dentro de sua área e 18 possuem parte de seu territórios em UGRHIs adjacentes.

2. A BACIA HIDROGRÁFICA DO TIETÊ/JACARÉ

2.1. Descrição Física
A bacia hidrográfica Tietê/Jacaré, localizada no centro do Estado de São Paulo (entre 49°32’ - 47°30’ longitude e 21°37’ - 22°51’ de latitude), engloba três rios principais, o Rio Tietê (em um total de 150 km da barragem de Barra Bonita até a barragem da Ibitinga), o Rio Jacaré-Guaçu e o Rio Jacaré Pepira. A essa unidade pertencem três reservatórios: Bariri, Ibitinga e UHE Carlos Botelho (Lobo/Broa). A unidade Tietê/Jacaré está na Depressão Periférica do Estado de São Paulo e onde se encontram

Relacionados