Baicentro

976 palavras 4 páginas
Sumário

1. Objetivo 4
2. Introdução Teórica 5
3. Parte Experimental 6
3.1 Montagens Experimentais 6
4. Resultados Experimentais 7
5. Discussão 9
6. Conclusão 10
7. Referências 11

Resumo
A palavra de origem grega baricentro (barus = peso) designa inicialmente o “centro dos pesos”. Arquimedes foi o primeiro a estudar o baricentro de dois pontos de massas m1 e m2.
O centro de gravidade ou baricentro de um corpo é definido como o ponto no qual uma única força aplicada para cima pode contrabalançar a atração gravitacional sobre todas as partes do corpo, qualquer que seja a posição deste. O centro de gravidade seria, então, o ponto de aplicação da resultante de todas as forças gravitacionais sobre o corpo. Ele pode também ser definido como o ponto em torno do qual a soma algébrica de todos os torques gravitacionais é igual a zero para qualquer orientação do corpo. Num campo gravitacional uniforme, o baricentro coincide com o centro de massa do corpo e independe da posição deste.

1. Objetivo
As atividades a seguir serão desenvolvidas com objetos muito pequenos em relação às dimensões do planeta. Assim, é muito sensato supor o campo gravitacional constante, permitindo a identificação entre centro de massa e centro de gravidade.
Através destes e com a ajuda de um Tripé Universal, e um Fio de Prumo, encontrar o Centro de Gravidade de um losango, quadrado, círculo e uma cabaça.

2. Introdução Teórica
Consideramos um corpo de massa (m). Sabemos que cada partícula dele é atraída pela terra segundo uma força chamada peso da partícula. A resultante de todas essas forças atrativas é o peso do corpo. A direção da força exercida sobre cada partícula é a de uma reta que passa pelo centro da terra. Como a distância até o centro da terra é muito grande, tais forças podem ser supostas paralelas.

Observação: quando o corpo é simétrico e tem centro de simetria, o

Relacionados