Badminton

Páginas: 38 (9454 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
ESCOLA SECUNDÁRIA DE ERMESINDE

ACÇÃO DE FORMAÇÃO

BADMINTON

PRELECTOR LUÍS MAIA MENDES

ERMESINDE, 4 de FEVEREIRO de 2005

BADMINTON

DOCUMENTO ADAPTADO E CORRIGIDO POR LUÍS MAIA MENDES EM 2002

Luís Maia Mendes

2003/2004

-2-

BADMINTON

INTRODUÇÃO
A técnica de batimento pode ser definida como um sistema (experimentado e testado na prática) de movimentos sucessivos esimultâneos que permitem ao jogador atingir o objectivo do jogo, ou seja, bater o volante por cima da rede para o chão do campo adversário. A fim de ser considerada eficaz e prática a técnica de batimentos de um jogador, deve: - estar em conformidade e respeitar as leis do jogo; - tomar em consideração as condições materiais do jogo como: as dimensões do campo, altura da rede, desenho ecaracterísticas de voo do volante, desenho e peso da raquete, condições climáticas (temperatura e húmidade),etc. Sobretudo, a técnica de batimentos utilizada pelo jogador deve: - respeitar os limites fixados pela anatomia e fisiologia humana; - dentro do possível, tirar o máximo proveito, das propriedades anatómicas, fisiológicas e mecânicas do corpo humano. Existe um consenso geral entre os melhoresjogadores e treinadores admitindo que o Badminton moderno é um jogo extremamente rápido onde a velocidade é um factor chave e tanto o treino técnico como táctico, devem ir ao encontro ou reunir as exigências de velocidade, agressividade, precisão e flexibilidade do jogo. Quando nos debruçamos sobre a técnica de batimentos, consideramos que os principais critérios de execução dos mesmos são: a velocidadede execução; a precisão (colocação bem definida); a consistência (aptidão de executar correctamente um grande número de batimentos). Entre estes factores, a consistência é o resultado de treino intenso e sistemático, cujo objectivo é produzirmos uma automatização do movimento que possa ser ajustado rapidamente às diversas situações.

A velocidade e precisão estão altamente dependentes dahabilidade ou aptidão do jogador em utilizar plenamente as propriedades anatómicas e fisiológicas do seu corpo o assim como as leis elementares da física. Além disto, a velocidade do movimento está também dependente das qualidades neuromusculares e coordenativas que podem ser desenvolvidas pelo treino.

Luís Maia Mendes

2003/2004

-3-

BADMINTON

SUPORTE ANATÓMICO
Nesta análise iremosrestringir-nos às articulações do pulso, cotovelo e ombro, pois estas estão implicadas em todos os batimentos. No entanto, não deixaremos de realçar o facto de, a maioria dos batimentos envolver também, significativamente, as articulações e os músculos do tronco e pernas.

PULSO O pulso é um complexo muito adaptável de articulações, oferecendo rotação nos três eixos corporais.

EIXO TRANSVERSALFlexão: palma da mão aproxima-se do antebraço. Extensão: costas da mão aproximam-se do antebraço.

EIXO ANTERO-POSTERIOR Abdução (flexão radial):o lado do polegar aproxima-se do antebraço. Adução (flexão cubital):a parte do dedo mínimo aproxima-se do antebraço.

EIXO VERTICAL Existe uma rotação muito limitada ao longo deste eixo. A combinação sucessiva destas acções chama-se circundução. Osmúsculos responsáveis pela movimentação do pulso, assim como dos dedos, estão localizados no antebraço; eles geralmente trabalham em conjunto em várias combinações.

O COTOVELO A articulação do cotovelo é composta por duas unidades funcionais contendo dois eixos de rotação distintos. Uma unidade une o braço ao antebraço, movimentando-se segundo o eixo transversal. Definindo FLEXÃO pela contracção de umgrupo de músculos (bicípite braquial e

Luís Maia Mendes

2003/2004

-4-

BADMINTON

outros) localizados no braço e antebraço, aproximando estes dois segmentos e a EXTENSÃO efectuada pelo tricípite no braço, distanciando o braço do antebraço. A outra unidade permite a rotação do antebraço segundo o eixo vertical pela qual o rádio se desloca à volta do cúbito. O antebraço pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Badminton
  • Badminton
  • Badminton
  • Badminton
  • Badminton
  • Badminton
  • Badminton
  • Badminton

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!