Bacharel

Páginas: 4 (922 palavras) Publicado: 30 de abril de 2013
Texto publicado sexta, dia 20 de fevereiro de 2009
NOTÍCIAS
Junta Comercial é condenada a indenizar por dano
Falsificação de assinatura viola o direito de personalidade e acarreta danos moraisindenizáveis. A prova do prejuízo ou lesão é dispensada neste caso. Esse é o entendimento da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que condenou a Junta Comercial do estado (Jucemat) aindenizar em R$ 30 mil uma mulher que teve falsificada a sua assinatura em contrato. A esse valor deverão ser acrescidos juros legais de 1% ao mês a contar da citação e correção monetária feita peloINPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor).
Em julho de 1997, a vítima de falsificação de documentos teria sido notificada para comparecer na Receita Federal da sua cidade, em Paranavaí, no Paraná,onde descobriu que havia duas empresas, a Somenza & Cia LTDA. e S. de Souza Jacobsen, registradas em seu nome na Jucemat. Nos documentos consta que ela seria sócia majoritária e administradora. Aprimeira instância julgou improcedente a ação anulatória do pedido de indenização por danos morais movido pela mulher.
A defesa sustentou que a Jucemat foi negligente, pois a assinatura lançada nasalterações contratuais que lhe incluíram nas referidas empresas é flagrantemente divergente de sua real assinatura.
A mulher informou que teve seus documentos furtados como atestou com a apresentaçãode documentos oficiais. Ela pleiteou, então, a anulação dos contratos sociais existentes em seu nome e de seus respectivos assentamentos comerciais, arquivados pela Jucemat, uma vez que seriam falsos.Por fim, pediu o pagamento de R$ 240 mil pela conduta omissiva da Junta.
Segundo o relator do recurso, desembargador Evandro Stábile, na análise dos autos foi possível verificar que a apelada teveseus documentos utilizados de maneira fraudulenta para a abertura de empresas comerciais. No entendimento do relator, era absolutamente flagrante que a assinatura verdadeira da mulher não correspondia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • bacharel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!