Huhuh

Páginas: 13 (3188 palavras) Publicado: 30 de abril de 2013
Tendências da
Literatura Brasileira
Contemporânea
Tendências da
Literatura Brasileira
Contemporânea



TENDÊNCIAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Trabalho apresentado a Professora Rosângela, da disciplina de Língua Portuguesa, elaborado pelo grupo do 3º ano do ensino médio, do Centro Integrado Oscar Marinho Falção, a fins de nota avaliativa para o período da IV Unidade.ITABUNA-BA
2013
SUMÁRIO

* Introdução
* Tendenças da Literatura Brasileira
1. Contexto Histórico
1.1 Manifestações Artísticas
2. ContextoCultural
2.1 Minimalismo
2.2 Pop Arte
2.3 Cinetismo
3. Poesia3.1 Poesia concreta
3.2 Principais poetas concretistas e suas principais obras
4. Prosa4.1 O Romance
4.2 O Conto e a Crônica
* Conclusão
* Bibliografia







* IntroduçãoO objetivo deste trabalho é aprimorar nossos conhecimentos a respeito das tendências da Literatura Brasileira no mundo contemporâneo, marcado pelo acréscimo da rica contribuição do romance moderno paralelamente aos novos elementos de estilo diferenciados,no qual surgiu a nossa denominada Literatura Contemporânea, em que nas últimas décadas vem vivenciando um período de acentuado desenvolvimento tecnológico e industrial; entretanto, neste período ocorreram diversas crises no campo político e social.

* Tendências da Literatura Brasileira Contemporânea

1. Contexto histórico
Nas últimas décadas, a culturabrasileira vivenciou um período de acentuado desenvolvimento tecnológico e industrial; entretanto, neste período ocorreram diversas crises no campo político e social. Os anos 60 (época do governo democrático-populista de J.K.) foram repletos de uma verdadeira euforia política e econômica, com amplos reflexos culturais: Bossa Nova, Cinema Novo, teatro de Arena, as Vanguardas, e a Televisão.
A crisedesencadeada pela renúncia do presidente Jânio Quadros e o golpe militar que derrubou João Goulart colocaram fim nessa euforia, estabelecendo um clima de censura e medo no país (promulgação do AI-5; fechamento do Congresso; jornais censurados, revistas, filmes, músicas; perseguição e exílio de intelectuais, artistas e políticos). A cultura usou disfarces ou recuou.
A conquista do tricampeonatomundial de futebol em 1970, foi capitalizada pelo regime militar e uma onda de nacionalismo ufanista espalhou-se por todo o país, alienando as mentes e adormecendo a consciência da maioria da população por um bom período de tempo: "Brasil - ame-o ou deixe-o", a cultura marginalizou-se. Em 1979, um dos primeiros atos do presidente Figueiredo foi sancionar a lei da anistia, permitindo a volta dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • huhuh
  • huhuh
  • Huhuh
  • huhuh

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!