bacharel

Páginas: 13 (3180 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2014

EXPLICANDO DESVIO SOCIAL


Para entendermos o DESVIO SOCIAL, é necessário entendermos primeiramente o CONTROLE SOCIAL.


*CONTROLE SOCIAL – é a capacidade que uma sociedade tem de se auto regular, bem como os meios que ela utiliza para induzir os seus membros à submissão aos seus padrões estabelecidos. Esse tipo de controle parte da premissa de que a ordem é produto de instituições,relações e processos sociais mais amplos. E não apenas por sistemas jurídicos e suas sanções. O controle está baseado em valores relacionados com cada sociedade em particular. Valores sociais, ideias morais abstratas sobre o que é bom ou mau, certo ou errado, etc. Os valores divergentes representam aspectos fundamentais das variações na cultura humana. Os indivíduos estão inseridos em determinadacultura específica e elas exercem forte influência sobre aquilo que eles valorizam.

NORMAS E SANÇÕES - A vida social do ser humano é governada por regras e normas. Na maioria das vezes, seguimos normas sociais porque estamos acostumados a isso, em função do nosso próprio processo de socialização.

Normas são regras de comportamento que refletem os valores de uma cultura, prescrevendo ouproibindo um determinado tipo de comportamento. As normas são sempre apoiadas por sanções que promovem a conformidade e protegem-nas da não conformidade.

As Sanções podem ser:
Positivas - recompensas pela conformidade.
Negativas - punições pelo comportamento desobediente.
Formais - representados pelos tribunais e pelas prisões.
Informais - repreensão social.Desviantes – Os indivíduos que se recusam a viver de acordo com as regras seguidas pela maioria de nós. Eles não se encaixam no conceito que a maioria das pessoas teria de padrões normais de aceitabilidade.

*DESVIO SOCIAL - Modos de agir em desconformidade com as normas ou valores mantidos pela maioria dos membros de uma sociedade. As variações de interpretação do comportamento desviante são tãoamplas quanto às normas e os valores que distinguem diferentes culturas e subculturas entre si. Muitas formas de comportamento que são apreciadas em um contexto são depreciadas por outros.

CRIME - Ação que transgrida leis estabelecidas por autoridade política. Embora pareça que os criminosos constituem uma subseção totalmente distinta da população, há poucas pessoas no mundo que não infringirama lei de uma forma ou de outra no decorrer das suas vidas.

CRIME DAS CORPORAÇÕES - Delito cometido por grandes corporações na sociedade.
Ex: propaganda enganosa, poluição, etc.

CRIME DO COLARINHO BRANCO - Atividades criminosas realizadas por pessoas em cargos de colarinho-branco ou profissionais.


SOCIOLOGIA DO DESVIO - O desvio trata-se de uma não conformidade com determinadoconjunto de normas aceitas pela maioria em uma comunidade ou sociedade.


Nenhuma sociedade pode ser repartida, de um modo simples, entre aqueles que se desviam das normas e aqueles que agem de acordo com ela. A maioria de nós, em algum momento da vida, transgride regras de comportamento geralmente aceitas.
Ex: Exceder o limite de velocidade, passar trotes telefônicos, etc.
O desvio e o crimenão são sinônimos, embora, em muitos casos, se sobreponham.
Desvio – o conceito de desvio é bem mais amplo do que o de crime. O desvio pode ser aplicado tanto no comportamento individual como no da atividade de grupos.
Exemplo: o culto Hare Krishna, é visto com tolerância pela população, mesmo que suas idéias pareçam excêntricas.

Crime – refere-se apenas a uma conduta que infringe uma lei.*A sociologia do desvio - é o ramo que se ocupa com o estudo do comportamento desviante e a interpretação de suas razões.
A Sociologia do desvio se utiliza da pesquisa criminológica, mas também investiga a conduta que se encontra além do domínio da lei criminal. Os sociólogos procuram entender por que determinados tipos de comportamento são amplamente considerados desviantes. A influência da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel
  • Bacharel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!