B523ca5

846 palavras 4 páginas
Aluno: RA:

Curso:

História da Microbiologia

A existência de unidades vivas invisíveis ao olho nu e que seriam a causa das doenças infeciosas na antiguidade, foi objeto de meras especulações até a segunda metade do século XIX. E o estudo desses seres vivos que não são visíveis aos olhos dos seres humanos é chamado de microbiologia, que só se iniciou em 1665, com o inglês Robert Hooke, sendo a primeira pessoa a relatar a observação de micróbios com um microscópio rudimentar, observando a estrutura celular de plantas e fungos, dando inicio a teoria de que todos os seres vivos eram formados por células.
Hooke que, observando um pedaço de cortiça, descreveu a estrutura da cortiça como semelhante a um favo de mel, composta por pequenos compartimentos, que ele batizou de "células". O primeiro a conseguir observar microorganismos vivos foi o alemão Antoni van Leeuwenhoek em 1673, que observou algas, protozoários, leveduras e bactérias maiores em águas de rios, de poças, infusões de pimenta, saliva, fezes, esperma, etc.. concluindo que existem seres invisíveis, mas não conseguiu provar a origem deles.
O progresso da Microbiologia ficou preso ao desenvolvimento de instrumentos e técnicas pertinentes ao seu estudo, tais como microscópios com maior poder de resolução e técnicas de cultivo.
A Microbiologia como Ciência começa a ter um verdadeiro avanço a partir de meados do século XIX, com o desenvolvimento de microscópios de alta qualidade juntamente com o aperfeiçoamento de técnicas de esterilização, cultivo de microrganismos e técnicas citológicas. A Microbiologia deixa de ser uma ciência meramente descritiva para centrar-se no estudo da complexidade estrutural, fisiológica, genética e ecológica dos microrganismos, bem como das inúmeras atividades por eles desempenhadas. Estudos estes que conduziram ao desdobramento da Microbiologia em disciplinas especializadas como a Bacteriologia, a Micologia, a

Relacionados