B2d4e69b285335

440 palavras 2 páginas
Leitura complementar:
Arroz: diferenças e funcionalidades
Confira abaixo as diferenças entre os grãos e seus benefícios e aproveite para variar o seu cardápio.
Arroz branco: rico em amido e pobre em fibras. É o tipo que fornece menos benefícios para o organismo já que tem sua casca retirada e ainda sofre o processo de polimento que acaba retirando todos seus nutrientes e fibras. Arroz parboilizado: o processo de parboilização ajuda a conservar as vitaminas e sais minerais do grão. Apesar de perder as fibras neste processo ele é ainda um pouco mais saudável do que o arroz branco. É o mais utilizado ao redor do mundo e o mais fácil de trabalhar já que permanece sempre soltinho e costuma render mais. Arroz integral: é o mais saudável. Como a sua casca é conservada é um alimento rico em fibras e vitaminas. Além disso, ajuda no funcionamento dos intestinos e no metabolismo da glicose. O arroz integral pode ser encontrado em três formas – agulha, cateto e vermelho. Todos com propriedades semelhantes, mas com textura e sabor diferenciados.

Arroz cateto: na sua versão comum não possui propriedades valiosas. É rico em gordura e pobre em fibras e nutrientes. Porém, após cozido adquire uma consistência cremosa e macia o que faz com que seja indicado para o preparo de doces ou dietas de convalescência. Arroz vermelho: é um tipo de arroz integral de textura ainda mais firme. Conhecido como arroz da terra é bastante comum na culinária nordestina. Combina especialmente com carnes mais fortes como o porco ou as carnes de caça. Arroz selvagem: é um dos preferidos de quem curte gastronomia. O grão é preto ou marrom escuro e bem mais comprido. Além do sabor diferenciado é um arroz pobre em gordura, mas muito rico em proteínas, fibras, potássio e fósforo.

Arroz arbóreo: utilizado em risotos, seu valor está na capacidade de se tornar cremoso após o cozimento e na facilidade com que absorve os temperos e condimentos. Perfeito para o prato italiano.

Arroz

Relacionados