Ações do jogo e de resultado que melhor discriminam vitórias e derrotas em jogos equilibrados de “Rugby” do Torneio Super12

300 palavras 2 páginas
TÍTULO DO ARTIGO: Ações do jogo e de resultado que melhor discriminam vitórias e derrotas em jogos equilibrados de “Rugby” do Torneio Super12.

PARTES DO ARTIGO: Introdução, Métodos, Resultados e Conclusões.
PROBLEMA: O jogo de Rugby tem exigido níveis de desempenho cada vez mais elevados para se alcançar melhores resultados. Devido a isso precisamos analisar o desempenho das equipes em treinamento e de competição a fim de alcançar os resultados esperados.
OBJETIVO(S): O objetivo do presente estudo foi identificar as estatísticas de jogo que melhor discriminam vitórias e derrotas em jogos equilibrados de “rugby” no grupo Super12
POPULAÇÃO / AMOSTRA: Equipes de Rugby
TIPO DE DADOS (QUALI./QUANTI): Quantitativo.
TIPO DE VARIÁVEIS (CONT./DISCR.): Contínuas.
TIPO DE ESCALA (NOM./ORD./INT.): Métrica - Intervalar
TIPO DE ESTATÍSTICA (DESC./INF.): Descritiva
FORMA DE APRESENTAÇÃO (GRÁFICOS/TABELAS): Tabelas
INSTRUMENTOS UTILIZADOS: Os dados utilizados no presente estudo foram obtidos a partir da base de registo Rugby Stats Fair Play Sports Analysis Systems, V2 Austrália 2005.
CONCLUSÕES: Os resultados mostram que em equipes de Super12 existem variáveis que influenciam nos resultados obtidos pelas equipes, em jogos equilibrados.
A marcação de “Trys” é a principal ação que influencia no resultado e que deve ser trabalhada pelos treinadores.
As equipes que venceram os jogos defenderam mais (realizaram mais "tackles"), cometeram menos erros na utilização da posse de bola e variaram mais as suas formas de jogo (jogo à mão e jogo ao pé).
Estes resultados sugerem uma maior variabilidade tática nestas equipes. Por outro lado, a concessão de um maior número de penalidades por parte das equipes vencedoras sugere que as mesmas poderão ser prejudicadas por arriscarem mais em jogo.

Relacionados