Azul de bromotimol

Páginas: 13 (3105 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
FACULDADE PITÁGORAS
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA



BRUNO LEANDRO
DIONE DE SOUZA
JACKSON JUNIO
JEDAY MÁRCIO
ULISSER RODRIGUES
WANDERLEY ROBSON




AUGUSTO COMTE, HERBERT SPENCER, ÉMILE DURKHEIM, KARL MARX E MAX WEBER










GOVERNADOR VALADARES
2012
BRUNO LEANDRO
DIONE DE SOUZA
JACKSON JUNIO
JEDAY MÁRCIO
ULISSER RODRIGUES
WANDERLEY ROBSONAUGUSTO COMTE, HERBERT SPENCER, ÉMILE DURKHEIM, KARL MARX E MAX WEBER

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária a faculdade Pitágoras.








GOVERNADOR VALADARES
2012
1. SOCIOLOGIA

Sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Todos nós somos sociólogos porque estamos sempre analisando nossoscomportamentos e nossas experiências interpessoais em situações organizadas. O objetivo da sociologia é tornar essas compreensões cotidianas da sociedade mais sistemáticas e precisas, à medida que suas percepções vão além de nossas experiências pessoais.
A sociologia estuda todos os símbolos culturais que os seres humanos criam e usam para interagir e organizar a sociedade; ela explora todas as estruturassociais que ditam a vida social, examina todos os processos sociais, tais como desvio, crime, divergência, conflitos, migrações e movimentos sociais, que fluem através da ordem estabelecida socialmente; e busca entender as transformações que esses processos provocam na cultura e estrutura social.
Através deste aprofundaremos um pouco, mas nos aspectos teóricos dos cinco principais sociólogos;Augusto Comte, Herbert Spencer, Émile Durkheim, Karl Marx E Max Weber.









2. AS PRINCIPAIS TEORIAS SOCIOLÓGICAS
2.1 Augusto Comte
O positivismo foi uma corrente filosófica linha teórica da sociologia, cujo mentor e iniciador principal foi Auguste Comte, no século XIX. Apareceu como reação ao idealismo, opondo ao primado da razão, o primado da experiência sensível (e dos dadospositivos). Propõe a idéia de uma ciência sem teologia ou metafísica, baseada apenas no mundo físico/material.
A filosofia positiva ou positivismo corresponde a uma forma de entendimento do mundo, do homem e das coisas em geral: ele entende que os fenômenos da natureza acham-se submetidos a leis naturais, e que com a observação descobre, que a ciência organiza e que a tecnologia permite aplicar,preferencialmente em benefício do ser humano.
As leis naturais existem nas várias categorias de fenômenos, que Augusto Comte distinguiu em sete: há fenômenos matemáticos, astronômicos, físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos.
Desta forma, Augusto Comte propõe o nome de sociologia a está nova ciência na qual, o mesmo acreditava que poderia competir com as ciências naturais,sentia também que o descobrimento das leis da organização social humana poderia ser usado para reconstruir a sociedade de uma forma mais humana e melhor para todos.
O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista "Ordem e Progresso", extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso porfim", (lema de Augusto Comte), em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.

2.2 Herbert Spencer

Spencer, um dos pioneiros da sociologia, influi profundamente no desenvolvimento da sociologia, não só na Inglaterra, como também, na França e nos EUA. Defende o evolucionismo. Parasustentá-lo, empregou um método comparativo, do qual foi um dos pioneiros, bem como usou dados etnológicos. Utilizou dados da historia, da psicologia e da biologia. Desta ultima se serviu para desenvolver a sua teoria organicista.
Estava convencido de que a sociologia deve proceder comparando grupos sociais históricos, de modo a descobrir o que tem em comum. Faz questão de salientar que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Azul
  • azul
  • Azul
  • AZUL
  • azul
  • Azul
  • Azul
  • Azul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!