axsx

416 palavras 2 páginas
Por que a classe dos silicatos contém mais de 95% dos minerais? Explique. Por que temos minerais de mesma composição química com estruturas tão diferentes? Cite alguns exemplos.

Os silicatos são os minerais mais abundantes, devido à alta afinidade que é entre o oxigênio e silício, na crosta terrestre oxigênio é o elemento mais abundante com 49,5% dos átomos em seguida o silício com 25,7% dos átomos .São exatamente esses dois elementos que formam os silicatos .
Devido a pressão e temperatura, que são os principais fatores que possibilitam as estruturas diferentes dos minerais, que é chamado de Polimorfismo. ex: Aragonite , diamante,grafite, cianite e silimanite.
Nas rochas como podemos diferenciar as rochas vulcânicas das rochas plutônicas? Para o engenheiro civil qual a importância do estudo das rochas?
As rochas plutônicas se cristalizam em profundidade na crosta terrestre, isto é, se resfriam muito lentamente por estarem em ambiente aquecido pelo gradiente geotérmico e por perderem calor muito lentamente. Estas condições permitem o crescimento dos cristais que podem chegar a centímetros de tamanho. Como regra geral as rochas plutônicas se caracterizam por possuírem minerais que podem ser individualizados e vistos a olho nu.

as rochas vulcânicas, estão associadas a fenômenos vulcânicos, isto é, fenômenos que ocorrem na superfície do planeta.
Esta rochas por se cristalizarem em ambiente atmosférico, perdem calor muito rapidamente, o que não permite um crescimento muito grande de seus minerais. Como regra geral dizemos que em uma rocha vulcânica os minerais só são visíveis com o uso de uma boa lupa ou microscópio.

A importância de um Engenheiro Civil conhecer as rochas é a escolha de materiais com características específicas depende de sua existência na quantidade desejada e com acesso disponível.
O uso de rochas como material de construção civil depende do conhecimento de suas propriedades físicas, que dependem diretamente de

Relacionados

  • Gestao Financeira Exame
    893 palavras | 4 páginas
  • Instalaçoes eletricas
    2828 palavras | 12 páginas
  • Apresentaçao
    10956 palavras | 44 páginas