awrhasha3ha3u

1060 palavras 5 páginas
a garrafa térmica
Garrafa térmica ou vaso de Dewar é um aparelho com o objetivo de conservar a temperatura do seu conteúdo, no maior intervalo de tempo possível. Logo, para entender como funciona a garrafa térmica, devemos saber que as paredes dessa garrafa não devem permitir a passagem de calor através delas.

A propagação de energia térmica se efetua por três modos diferentes: condução, convecção e radiação.

Para evitar trocas de calor por condução, a ampola interna da garrafa é feita de vidro (mau condutor) com paredes duplas, entre as quais se faz vácuo, que quase não conduz calor, já que há poucas moléculas para realizar essa tarefa.

Para isolar a garrafa das possíveis correntes de convecção (processo que ocorre com movimento de partículas), coloca-se uma tampa bem fechada.

A troca de calor por radiação é evitada espelhando as superfícies interna e externa da ampola, assim, as ondas eletromagnéticas são refletidas, tanto do conteúdo para fora como do ambiente para dentro da garrafa.

Desta maneira, a temperatura no interior da garrafa é mantida por algumas horas. O sistema não é 100% eficiente, logo, o equilíbrio térmico com o meio ambiente acontece após certo tempo. Atualmente outros materiais isolantes, como o isopor, são utilizados para conservar a temperatura de substâncias dependendo do tempo que precisam ser mantidas.

Ilustração da Garrafa Térmica.

O processo Geladeira
A geladeira, criada em 1913, eletrodoméstico tão utilizado no nosso dia funciona graças à duas bobinas, um evaporadora e a outra condensadora. O que resfria os alimentos dentro da geladeira é um fluido refrigerante, de flúor, hidrogênio e carbono, que corre em tubos no interior das geladeiras.
Em estado gasoso e com temperatura de -10°C, o fluido corre e retira o calor dos alimentos contidos na geladeira. Após isso, ele segue para um compressor (aparelho que aumenta a pressão) e sua temperatura sobe. O aumento de temperatura ocorre graças à maior pressão,

Relacionados