Avicultura

Páginas: 9 (2242 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1)Cite as principais praticas de manejo que deverão ser realizadas do alojamento ate o pico de produção de ovos em lotes de matrizes de frangos de corte e as consequências caso essas praticas não forem realizadas corretamente?
2)na tabela abaixo consta a postura de ovos e o numero de galinhas, descontando diariamente a mortalidade.Calcule em percentual a postura diária, semanal e mortalidadesemanal deste lote.
Dia da semana nº de galinhas nº ovos %postura diária
segunda-feira 6000 4870
terça-feira 5980 4850
quarta-feira 5975 4734
quinta-feira 5968 4899
sexta-feira 5962 4678
sábado 5957 4687domingo 5950 4754
3)quais as principais praticas de manejo que deverão ser realizadas no arraçoamento da femea e do macho em lotes de matrizes de frango de corte no período de postura?
4)Defina o que é spiking e intraspiking e cite quais são os objetivos da realização destas praticas em lotes de produção de matrizes pesadas.
É uma alternativa para buscar melhorara fertilidade das aves . O spiking é feito para compensar o declínio da fertilidade, que geralmente ocorre após as 45 semanas de idade. “O ideal é que se introduza no mínimo 20% de machos extras ao lote existente. Os mesmos devem ser de boa qualidade, livres de defeitos físicos, terem no mínimo 25 semanas de idade, com peso mínimo de 3,8 a 4 quilos e devem estar sexualmente maduros. O que seobserva é que os melhores resultados são obtidos se o spiking for feito antes das 40 semanas de idade”.A resposta máxima da fertilidade é atingida aproximadamente de duas a três semanas após realização do spiking. “Geralmente o spiking leva a um aumento de 2% a 3% na fertilidade geral, pois estimula significativamente a atividade copulatória nos machos originais (velhos) e essa estimulação dura cercade 6 a 8 semanas. Contudo, os riscos quanto à biossegurança são a principal razão para não optar pelo spiking”.O intra-spiking significa a troca de 25% a 30% dos machos originais entre galpões da mesma granja. Ele produz melhores resultados quando realizado mais cedo (em aves com menos de 45 semanas). O intra-spiking duplo, com 40 e 48 semanas de idade, pode produzir resultados ainda melhores “Afertilidade pode não aumentar dramaticamente após o intra-spiking, no entanto, a persistência dela melhora com o intra-spiking duplo e pode aumentar em média de 1% a 1,5%”.
5)Em relação ao manejo dos ovos, descreva as praticas realizadas em lotes de matrizes de frangos de corte quanto a sua coleta, classificação, desinfecção e armazenamento, antes de serem enviados para o incubatorio.
O uso deovos de chão reduz o nascimento. Eles devem ser recolhidos e acondicionadosseparadamente dos ovos produzidos nos ninhos e claramente identificados. Casosejam utilizados para incubação, eles devem ser manuseados separadamente.
Prevenir rachaduras: sempre manusear os ovos com cuidado.Colocar os ovos incubáveis com cuidado na bandeja da máquina incubadora oubandeja de transporte; a extremidade maisfina deve ser colocada para baixo.Tomar cuidado ao selecionar os ovos. Durante o início de produção, conferirregularmente o peso dos ovos para selecioná-los para incubação.Guardar os ovos numa câmara separada, com controle de temperatura e umidade.Manter a sala de ovos do galpão limpa e em ordem. Manter controle estrito de animaisdaninhos no local. Rejeitar bandejas e carrinhos sujos do incubatórioe mantê-los embom estado na propriedade. Remover e descartar os ovos não aptos para incubação, como:• Sujos• Quebrados• Pequenos Ovos de tamanho muito grande ou de gema dupla• Qualidade de casca frágil; entretanto, qualquer cor de casca é aceitável para incubar• Ovos grosseiramente deformados.

6) descreva as principais praticas realizadas no incubatorio da chegada dos ovos ate a expedição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avicultura
  • avicultura
  • Avicultura
  • Avicultura
  • Avicultura
  • Avicultura
  • Avicultura
  • Avicultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!