Aves

Páginas: 6 (1362 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2013
Resumo de Biologia
Apesar de existir um grande número de espécie de aves no mundo, a estrutura geral do corpo de todas é semelhante.
As aves participam de diferentes teias alimentares. Há espécies que se alimentam de insetos e outras que capturam roedores. Também há espécies que se alimentam de néctar das flores e promovem a polinização das plantas, e outras que, ao se alimentar de frutos,contribuem para a disseminação de sementes.
As fezes de algumas aves podem ser usadas na adubação do solo. E elas também são importantes para ser humano de modo direto: por exemplo, há várias espécies domesticadas de aves ,que utilizamos na alimentação.
Morfologia e Fisiologia
Entre as adaptações ao voo ,estão o corpo aerodinâmico coberto de penas e os membros anteriores transformadas emasas. No entanto, nem todas as aves voam. No pinguim, as asas em forma de remo são usados para a natação; na ema e no avestruz elas se apresentam atrofiadas, e os membros posteriores estão adaptados a corrida.
As aves usam os pés para se agarrar aos ramos de árvores, caminhar, nadar e segurar presas. A forma dos pés e a do bicho estão relacionados ao seu modo de vida.
Revestimento, sustentação emovimento
As penas são formadas de queratina e estão presas umas as outras por pequenos ganchos. Além de proteger as aves e diminuir a perda de água, elas ajudam a conservar o calor do corpo, mantendo a ave aquecida mesmo nos climas mais frios.
A pele das aves é seca e sem glândulas, com exceção da glândula uropigiana, situada na caudal e que reproduz uma secreção oleosa . Com o bico, o animalpassa essa secreção nas pernas, impedindo que elas absorvam água, diminuindo o isolamento térmico. Como anexos de tegumento, há as escamas córneas nas pernas, o bico e as garras córneas.
Os ossos são leves, o que reduz o peso da ave. Muitos chamados ossos pneumáticos. Embora leve, o esqueleto fornece boa sustentação ao corpo, graças a várias soldaduras entre os ossos, fenômeno chamado ancilose.Desse modo, forma-se uma armação óssea capaz de resistir aos esforços do voo. O osso esterno geralmente é bem desenvolvido, com uma expansão chamada quilha ou carena, na qual está implantada a forte musculatura peitoral, responsável pelo movimento das asas. Essa expansão pode estar ausente nas aves que não voam como o avestruz e a ema.
Os olhos são protegidos pela membrana nictitante, que impede apenetração de poeira e o ressecamento durante o voo.
Nutrição
O tipo de alimento varia com a espécie. O alimento é ingerido pelo bico córneo, cujo formato varia de acordo com o tipo de alimentação de cada ave. Tal especificidade permite a convivência, sem competição ecológica, de várias espécies no mesmo ambiente, o que contribui para a ampla variedade de animais dessa classe.
A ausência dedentes é compensada pela existência, em muitas aves, de um estômago chamado moela ou estômago mecânico, que tritura o alimento; além desse, há ainda o estômago químico ou proventrículo. Em muitas aves, existe uma dilatação no esôfago, na qual o alimento é armazenado e amolecido.
Respiração
As aves são endotérmicas, isto é, mantém a temperatura corporal á custa do calor produzido no próprio corpo,o que depende de um sistema respiratório capaz de promover uma troca eficiente de gases, para a manutenção de uma boa taxa de produção de energia na respiração celular. Além disso, as aves também consomem muito oxigênio na geração da energia gasta com o vôo.
A respiração das aves é pulmonar. A traquéia ramifica-se em dois brônquios que, no interior do pulmão, se dividem em tubos finos, asparabrônquios, dos quais saem pequenas projeções (capilares aéreos). O oxigênio do ar passa desses capilares para os sanguíneos, e o sangue com gás carbônico torna-se oxigenado; no caso do gás carbônico, o processo é inverso. Na traquéia há uma bolsa com cordas vocais (siringe) responsável pelo canto e grito das aves.
O pulmão possui prolongamentos (sacos aéreos) nas regiões anteriores e posteriores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aves
  • Aves
  • aves
  • aves
  • Aves
  • aves
  • as aves
  • Aves

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!