Avaliac A O Paradise Or Oblivion

755 palavras 4 páginas
Ficha Técnica:
Título

Paradise Or Oblivion (Paraíso ou Esquecimento)

Ano

2012

Entidade Associada

The Venus Project

Produção

Roxanne Meadows

Roteiro

Jacque Fresco

Duração

45 minutos

Disponível

Youtube

Link

http://www.youtube.com/watch?v=Fq0KwJUtv78

Resumo:
O documentário faz um paralelo entre o colapso geral da sociedade contemporânea e um novo ponto de vista para se buscar a harmonia no mundo. A partir de uma reconstrução da sociedade e uma distribuição igualitária dos recursos naturais que temos, o autor sugere que viveríamos em um mundo onde todos teriam suas capacidades elevadas ao máximo. Jacque Fresco diz que a terra tem espaço para abraçar a todos, de forma que se obtendo igualdade e padrões de vida dignos, praticamente todos os problemas do planeta estariam resolvidos para sempre.

Partes do documentário.

Introdução:
O documentário começa com uma visão geral do mundo em que estamos inseridos. Ali se fala sobre o quão perdidos estamos, vivendo em ciclos viciosos e colocando nossos interesses a frente do bem comum de todos. Narrado pelo autor, ele mostra um ponto de vista bem particular da situação, que carrega um pouco de tristeza ao falar sobre o caminho que as coisas tomaram e como o homem perdeu o controle de tudo em suas mãos. Sistema:
O maior culpado da desigualdade social é o próprio sistema. Ele foi construído para beneficiar aqueles que controlam o dinheiro e tornar dependentes aqueles que têm menos possibilidades. Devemos nos questionar sobre a obrigação de consumir de forma desenfreada, mas para que esse raciocínio traga alguma resposta concisa, precisamos que todos tenham acesso às mesmas condições de vida.

Capitalismo:
As coisas são construídas com vida útil e oferecidas de forma tão atrativa, que se tornam padrões indispensáveis, mesmo sem levarmos em conta que estamos sendo controlados. O homem de hoje tem o domina as maiores tecnologias do mundo, mas engana ao próximo na busca do lucro, vendo tudo em números e esquecendo-se

Relacionados