Ava Nutricao

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 28 de março de 2015
1. INTRODUÇÃO


O estado nutricional do paciente hospitalizado influi em sua evolução cli­nica e a má nutrição protéico-calórica contribui para o aumento da morbidade-mortalidade. O objetivo deste estudo foi demonstrar que a avaliação nutricional e a triagem do risco nutricional deste paciente contribuem para o diagnóstico do seu estado nutricional e o prognóstico da recuperação da doença.Segundo SHIBAO, a nutrição pode contribuir muito para a melhoria do estado nutricional de pacientes hospitalizados, fazendo com que eles respondam melhor a terapia medicamentosa; isto faz com que o paciente receba alta rapidamente.
O presente estudo foi realizado com a avaliação de um paciente internado. Primeiramente foi realizada avaliação física onde se verificou através de sinais clínicosdeficiência nutricional de ferro e proteínas, conversando com ele sobre sua alimentação e continuando a avaliação verificou-se que paciente perdeu peso por não se alimentar adequadamente, relatou hábito alimentar de baixa ingestão de alimentos. Concluindo, portanto que ele precisava passar por uma triagem de risco nutricional para verificar se ele encontrava-se em risco de desnutrição ou desnutrido. Foiutilizado o formulário de Triagem de Risco Nutricional NRS 2002 (Nutritional Screening Risk), instrumento de avaliação nutricional melhor indicado para este paciente. Metodologia criada por Kondrup et al. (2003) que pode ser aplicada para qualquer paciente hospitalizado independente da idade e doença apresentada. (FONTOURA et cols, 2006).
Conforme esta tabela o paciente foi considerado estar emrisco nutricional e a terapia nutricional indicada.
Foi tratado com alimentação adequada e medicado, melhorou seu estado de saúde e recebeu alta com orientações em relação a sua alimentação em casa. A orientação dessa alimentação em casa foi baseada no guia alimentar da pirâmide brasileira, que é um guia que se baseia nos tipos de alimentos e quantidades.
Através deste trabalho verificou-se aimportância fundamental da avaliação nutricional do paciente internado para uma boa resposta ao tratamento indicado.




2. TRIAGEM DE RISCO NUTRICIONAL EM PACIENTE INTERNADO


2.1 Material e Método

Para o desenvolvimento deste trabalho foi avaliado um paciente internado na enfermaria de um hospital do SUS e o enfermeiro chefe, que na ausência de um nutricionista, precisou avaliar o estado nutricionaldo paciente.




2.2 Avaliação do Estado Nutricional

O estado nutricional comprometido afeta o sistema imune e as funções cognitivas, tornando-se fator de risco para infecções, quedas, delírios, reações adversas a medicações, deficiência de cicatrização de feridas, diminuição de síntese de proteínas hepáticas, o que dificulta a recuperação do paciente. (RASLAN et col.,2008). Por isso a importânciada avaliação do estado nutricional deste paciente internado.
Através da anamnese e do exame físico verificou-se tratar de um paciente com risco nutricional. As alterações clínicas indicaram conjuntiva pálida, queda de cabelo, deformidades centrais na unha o que demonstrava deficiência nutricional de ferro e proteína.
Durante a anamnese demonstrou cansaço, falta de ar, referiu perda de peso e umaalimentação pobre com baixa ingestão alimentar.

2.3 Formulário de Triagem Risco Nutricional

Perante esses dados foi utilizado o formulário de Triagem de Risco Nutricional NRS 2002 (Nutritional Screening Risk).
A NRS-2002 é composta de questões referentes ao IMC, perda de peso não intencional em três meses, apetite, habilidade de ingestão e absorção de alimentos e fator de estresse da doença. Aidade acima de 70 anos é considerada como um fator de risco adicional para ajustar a classificação do estado de risco nutricional. (RASLAN et col.,2008).
O formulário é dividido em duas etapas: triagem inicial, que faz um levantamento de IMC, perda de peso, mudança de hábito alimentar e presença de doença grave, e a segunda etapa, chamada de triagem final, em que classificamos em escores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AVA Nutrição
  • Ava
  • Nutrição AVA
  • ava nutrição
  • questionário ava nutrição
  • nutriçao ava aula 6
  • ava nutrição 4
  • ava nutrição 4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!