AV1 Macroeconomia

Páginas: 8 (1791 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
A macroeconomia tem por objeto o estudo da economia como um todo. Faz-se necessário o entendimento das relações existentes entre os chamados agentes econômicos.
Diagrama do fluxo circular de renda: mostra um sistema econômico de forma esquemática, podem-se visualizar as interações entre o fluxo de bens e serviços e o fluxo monetário, dentro de um determinado país.
Fluxo circular de renda deuma economia fechada e sem governo: Pode-se dizer que uma economia está ativa ou em funcionamento, a partir do momento em que ocorram transações entre pessoas, empresas e, entre pessoas e empresas. A economia pressupõe a troca, o comércio.
Empresas ou firmas: quaisquer unidades produtoras de bens (produtos) e serviços, que atuem num dos 3 setores da economia (primário [unidade produtoraagropecuária], secundário [usina siderúrgica, uma costureira no seu ateliê] e terciário [banco de negócios, um consultório médico, uma escola, um motorista com seu táxi]).
Produção agregada: total de toda a produção das empresas, que vem a ser o total da produção desta economia
Produto Interno Bruto (PIB): seu cálculo é obtido pelo valor da produção comercializada e expressa em unidades monetárias, pois nãoseria possível somar litros de leite com toneladas de aço e com horas de consultas médicas, por exemplo. O valor total de bens e serviços é obtido pelo somatório dos preços multiplicados pelas quantidades comercializadas.
Famílias: conjunto de pessoas desta economia. As empresas são unidades produtoras e as pessoas que nelas atuam como proprietários e empregados serão agrupadas e consideradas nacategoria famílias. A RENDA total das famílias (salários, aluguéis, juros e lucros) compõe a renda da economia.
Para produzir, as empresas precisam adquirir fatores de produção ou alugar os serviços por eles prestados. A negociação dos fatores de produção ocorre no chamado mercado de fatores que engloba os mercados de trabalho, de capital e de terras. A negociação do produto agregado ocorre nomercado de produto, também chamado de mercado de bens e serviços que envolve os mercados de diversos produtos e serviços.
O cálculo do PIB é obtido pelo valor da produção comercializada e expressa em unidades monetárias, pois não seria possível somar litros de leite com toneladas de aço e com horas de consultas médicas. O valor total da produção de bens e serviços é obtido pelo somatório dos preçosmultiplicados pelas quantidades comercializadas.
Fluxo Circular de Renda: Da renda gerada pelas empresas, nem tudo vai para as famílias, antes, uma parte é desviada para o governo sob a forma de impostos. O governo envia as transferências para as famílias. Do saldo detido pelas famílias (renda disponível), uma parte é destinada ao consumo e outra parte à poupança (a renda não gasta em consumo). Apoupança é enviada ao setor de intermediação financeira (bancos) que repassa tais recursos financeiros às empresas sob a forma de empréstimos, para que os usem na compra de bens de capital, constituindo os investimentos das empresas. A renda da economia, que corresponde ao valor da venda de bens e serviços, é igual ao valor da despesa total da economia.
Crescimento Econômico: aumento de bens eserviços. Um dos principais objetivos de políticas de governo, uma vez que também é do desejo da população. Consiste não só do aumento da produção do que já existe como também da introdução de novos produtos e serviços. Maior produção vai significar maior demanda de emprego de fatores de produção inclusive de mdo. Para que haja crescimento econômico é preciso que as empresas possam contar com maisfatores de produção, principalmente capital (máquinas, equipamentos e construções) e mdo.
Poupança significa um sacrifício da sociedade, uma renúncia a uma parte do consumo presente. Para haver investimento é preciso que haja poupança. Sem investimento não há crescimento econômico. Logo, o país que quer crescer precisa poupar. Para a macroeconomia, não faz diferença se as empresas usam poupanças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macroeconomia av1
  • AV1 Microeconomia e Macroeconomia
  • Av1
  • Av1
  • Av1
  • AV1
  • AV1 Administrao Microeconomia E Macroeconomia 2 Semestre 2015
  • Macroeconomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!