autor Kwame Anthony Appiah

Páginas: 68 (16952 palavras) Publicado: 1 de maio de 2015
1. Kwame Anthony Appiah
Filósofo
2. Kwame Anthony Appiah é um filósofo e escritor anglo-ganês, especializado em estudos culturais e literários. Atualmente é professor na Universidade de Princeton.Wikipédia
3.
4. Nascimento: 8 de maio de 1954 (60 anos), Londres, Reino Unido
5. Cônjuge: Henry Finder (desde 2011)
6. Obra: COSMOPOLITISMO: ETICA NUM MUNDO DE ESTRANHOS
7. Filiação: Peggy Cripps, JoeAppiah
8. Irmãs: Isobel Appiah, Adwoa Appiah, Abena Appiah

Entrevista concedida pelo filósfo e escritor anglo-ganês Kwame Anthony Appiah, professor na Universidade Princeton, ao jornalista Silio Boccanera, para o programa Milênio, da Globo News. O Milênio é um programa de entrevistas, que vai ao ar pelo canal de televisão por assinatura Globo News às 23h30 de segunda-feira, com repetições às3h30, 11h30 e 17h30. 
O filme Abril Despedaçado de Walter Salles mostra o efeito devastador de um código de honra no interior do Brasil. Duas famílias se confrontam durante gerações, os filhos se matam de lado a lado em obediência a uma tradição que nenhuma das partes ousa romper sob pena de humilhação e vergonha. Salles adaptou para o Brasil o livro de mesmo título do escritor Ismail Kadare, queambientou sua história nas montanhas da Albania, onde ele nasceu. Lá, um código de honra parecido sobreviveu a meio século de tentativas do regime comunista de acabar com as vendetas familiares. Como as que ocorrem também na Itália rural, ou entre facções mafiosas. E continuam a prevalecer no interior de Paquistão, Afeganistão, Índia, onde a lei dos tribunais oficiais cede primazia aos códigos dehonra locais. Códigos que autorizam famílias a entregar filhas de 10, 11 anos para se casar com velhos em troca de dívidas. E permite matar filhas ou irmãs rejeitam maridos impostos por acertos dos pais. Códigos que aceitam em suposta honra da família, abandonar ou matar moças que sofrem estupro. Código de honra é tema de estudo e título de um livro do filósofo Kwame Anthony Appiah. Hoje professor naUniversidade de Princeton, no Estados Unidos, após ter se formado Cambridge, na Inglaterra, filho de mãe inglesa e pai de Gana, na África. Ele participou no Brasil das discussões e palestras promovidas pelo grupo Fronteiras do Pensamento.
Silio Boccanera — Tentando entender a sua noção de código de honra, vamos imaginar a situação de uma quadrilha numa cidade como São Paulo, Rio ou Porto Alegre.Dois integrantes discutem, um desafia o outro para uma luta. O segundo pode nem querer brigar, mas ele é obrigado sob pena de ser rejeitado pelo resto do grupo. Esta é uma situação para o código de honra? 
Kwame Anthony Appiah — É um exemplo perfeito do que acontece quando há um código de honra em vigor. Você perde sua honra a não ser que obedeça às exigências do código. E perder a honra significaque você não pode mais viver no grupo. As pessoas vão te desprezar, isso se falarem com você. Ou seja, é uma forma muito forte de pressão social. E vemos nesse caso que você mencionou. Vemos nas quadrilhas, mas também entre banqueiros, que também têm seus próprios códigos.
Silio Boccanera — Num situação como esta há vários elementos envolvidos. Falamos aqui de vergonha, de desconforto, dehumilhação. 
Kwame Anthony Appiah — A maior punição pela quebra do código de honra é a vergonha. O que o código de honra faz, como dizem, é que se você fizer certas coisas, terá o direito de ser respeitado e se fizer outras coisas, você perde o direito ao respeito. E o que quer que se pense sobre o conteúdo particular de um código de honra específico, a ideia de que estamos presos a comportamentos que fazcom que ganhemos ou percamos o respeito dos nossos pares é algo que todo mundo entende .
Silio Boccanera — Criminosos também têm essa medida, a medida da honra.
Kwame Anthony Appiah — Um dos provérbios ingleses mais fortes sobre a honra diz que existe honra entre ladrões. E isso é absolutamente verdade. Eu diria que uma das razões para haver honra entre ladrões é que os ladrões não têm outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: Introdução do livro do APPIAH, KWAME ANTHONY. Cosmopolitanism: ethics in a world of strangers.
  • Resumo texto “A Mídia e as Comunicações de Massa” autor: Anthony Giddens
  • Livro “Sociologia”
  • ANTHONY
  • Anthony
  • Anthony Giddens
  • Jomo Kwame
  • Jomo Kwame

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!