Autonomia

Páginas: 2 (309 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

Trechos selecionados
Comentários do leitor
1. Mas então a complexidade se apresenta com os traços inquietantesdo emaranhado, do inextricável, da desordem, da ambigüidade, da incerteza... Por isso o conhecimento necessita ordenar os fenômenos rechaçando a desordem, afastar o incerto, isto é, selecionar oselementos da ordem e da certeza, precisar, clarificar, distinguir, hierarquizar... Mas tais operações, necessárias à inteligibilidade, correm o risco de provocar a cegueira, se elas eliminam osoutros aspectos do complexus; e efetivamente, como eu o indiquei, elas nos deixaram cegos. (p. 13, § 1º)

Morin mostra aqui necessidade do pensamento complexo. A simplificação foi por muitos séculosperseguida obstinadamente, pois acreditava-se que era o único meio de conhecimento real. Mas esta mesma simplificação exacerbada acabou por conduzir-nos à inteligência cega.
2. Assim, no paradigmade disjunção/redução/unidimensionalização, seria preciso substituir um paradigma de distinção/conjunção, que permite distinguir sem disjungir, de associar sem identificar ou reduzir. (p. 14, § 4º)O pensamento complexo seleciona os dados de maneira distinta do pensamento simplificador. Ao invés de separar, hierarquizar e centralizar o conhecimento por princípios “supralógicos”, mutilandoinformações, o pensamento complexo procura abarcar informações, mesmo que dissonantes, em um todo cooperativo que comportaria incertezas. O pensamento linear e hierarquizado seria assim substituídopor um pensamento circular e cooperativo.

3. O cosmos não é uma máquina perfeita, mas um processo em vias de desintegração e de organização ao mesmo tempo. (p. 14, § 1º)
Não somente o cosmo,mas também o conhecimento humano é um processo em vias de construção. Não existe conhecimento absoluto. Temos hoje muita informação sobre o mundo, mas tal conhecimento é provisório e incerto....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Autonomia
  • autonômia
  • Autonomia
  • Autonomia
  • Autonomia
  • autonomia
  • autonomia
  • autonomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!