Autonomia e heteronomia

Páginas: 6 (1346 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução
Na década de 90, o movimento em prol do respeito à autonomia do indivíduo se fortificou através de ações de renovação de um conceito que nasceu com o próprio homem e que foi rechaçado e maculado em determinados momentos da história. Entretanto, na prática, o atrativo da novidade por vezes perde o encanto quando, no exercício da autonomia, no convívio das pessoas em sociedade, oDireito se choca com o Direito. De um lado, o exercício da autodeterminação decorrente de regras postas pela própria pessoa ou por ela reconhecidas espontaneamente; de outro, as circunstâncias do indivíduo ser obrigado a obedecer as regras propostas por outrem, geradas pelos costumes ou emanadas pelos órgãos legiferantes. Os conflitos surgem dessa coexistência entre a autonomia e a heteronomia.Autonomia e heteronomia

O que é Autonomia:
Autonomia é um termo de origem grega cujo significado está relacionado com independência, liberdade ou autossuficiência. Em Ciência Política, a autonomia de um governo ou de uma região pressupõe a elaboração de suas próprias leis e regras sem interferência de um governo central nas tomadas de decisões.
Em Filosofia,autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas.
Em Educação, a autonomia do estudante revela capacidade de organizar sozinho os seus estudos, sem total dependência do professor, administrando eficazmente o seu tempo de dedicação no aprendizado e escolhendo de forma eficiente as fontes de informaçãodisponíveis.
A autonomia (auto, próprio) não nega a influência externa, os condicionamentos e os determinismos, mas recoloca no homem a capacidade de refletir sobre as limitações que lhe são impostas, a partir das quais orienta a sua ação. Portanto quando decide pelo dever de cumprir uma norma, o centro da decisão é ele mesmo, a sua própria consciência moral. Autonomia é autodeterminação.

O que éHeteronomia:
Heteronomia é um conceito criado por Kant, para justificar as leis que recebemos. Heteronomia é o contrário de autonomia, e é quando um individuo se sujeita à vontade de terceiros ou de uma coletividade. É um conceito básico do Estado de Direito, em que todos devem se submeter à vontade da lei. Heteronomia é uma palavra de origem grega.
Segundo a geteronomia, a lei é imposta aoindivíduo, pode ser criada por um determinado Governo, por um bloco econômico, ou um órgão internacional, como a ONU. A consciência moral evolui da heteronimia para a autonomia, ou seja, começamos a interiorizar as normas e as obedecemos seja por medo ou receio do castigo. Esta situação evolui para um estágio a qual nem todos os indivíduos chegam, que é quando nos autodeterminarmos em função deprincípios e valores morais justificados de forma racional.
A heteronomia significa que a sujeição às normas jurídicas não depende do livre arbítrio de quem ela está sujeito, é uma imposição exterior que decorre da sua natureza obrigatória.


O que Kant entende por autonomia e heteronomia, no campo da moral.
Segundo Kant, como a lei moral está empreendida no imperativo categórico o qual é intrínseco atodo ser racional, pode se considerar este como criador de normas e fins éticos que a impõe a si mesmo. Deduz-se daí que o dever ao qual se submete os homens é a expressão da lei moral que se encontra nos mesmos, por conseguinte, a manifestação mais alta da humanidade neles presentes. E é isso que Kant chama de autonomia. Em resumo, a autonomia acontece quando uma pessoa ao estabelecer as leis deação moral para si e, ao segui-las, nada mais faz do que, determinar uma vontade de acordo com uma lei própria norteada pela razão independentemente de motivações empíricas. Em oposição à autonomia encontra-se a heteronomia. Nesta última, não é a “razão pura” que determina uma vontade, mas sim os objetos da faculdade dos desejos. A ela se adequam as idéias de felicidade e perfeição já que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Autonomia e Heteronomia
  • Anomia, heteronomia e autonomia
  • Autonomia, Heteronomia e Racionalidade
  • Autonomia e heteronomia em kant
  • A CONSTRUÇÃO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: AUTONOMIA OU HETERONOMIA?
  • Heteronomia
  • Pré-projeto de pesquisa
  • O conceito de heteronomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!