auto

Páginas: 2 (388 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2014
Descrição da atividade:

Nosso intuito, nesta atividade, é estimular sua reflexão sobre os objetivos propostos
para a escola ao longo da Idade Moderna que, em seu final, se caracterizou peloprogresso técnico-científico, pelo uso da razão e pelo fortalecimento dos Estados.
Sendo assim, expliquem quais eram os objetivos da escola na modernidade e porque estes estavam em oposição. Tenhacomo referência o protagonismo dos Estados na organização da educação formal e o que é necessário para efetivar a formação subjetiva do indivíduo.

A educação na modernidade trouxe vários objetivospara a escola, que tem como objetivo a formação de um indivíduo, de como tornar os sujeitos livres e emancipados, “uma escola que instrui e que forma, que ensina conhecimentos, mas tambémcomportamentos” (Cambi, 1999, p. 205).
Antes da educação na modernidade, a escola tinha somente a matemática e lógica como matéria principal de ensino e passou a ser incluso as disciplinas de geografia ehistória, com o objetivo de tornar as pessoas mais conscientes.
Com todas essas mudanças na forma de ensino a escola na modernidade passou a sofrer um grande dilema, onde um lado da educação tenta formarcidadãos compatíveis com o estado, por outro lado à escola como instituição educacional, que consiste em promover uma educação crítica e consciente, desenvolvendo os talentos do sujeito singular. Esteproblema é desde o inicio da educação até os dias atuais, onde a escola precisa formar cidadãos com interesses individuais, e também críticos com os assuntos da sociedade atual.
Essas principaisquestões levaram as escolas tradicionais a rever seus métodos de ensinos, pois sua forma de ensinar se tornou alvo de críticas na sociedade por parte dos humanistas franceses, onde seus principaisprotagonistas dessas críticas foram François Rabelais e Michel Montaigne.
Rabelais se dirigia a uma crítica contra as instituições pedagógicas organizadas pelo clero, sua proposta de ensino consiste num...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auto
  • auto
  • Autos
  • Auto
  • auto
  • Auto
  • auto
  • auto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!