AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS

1602 palavras 7 páginas
AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS – AESGA
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS DE GARANHUNS – FACEG
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

IZAURA TORRES GOMES

ROCHAS E MINERAIS

GARANHUNS-PE, 2014
Rochas e Minerais utilizados na construção civil

Argila: São rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas, pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens é da família dos minerais filossilicáticos hidratados, aluminosos de baixa cristalinidade. Suas principais características são:
- Hidroplasticidade: adquire plasticidade ao adiciona-se com a água.
- Granulometria: Apresenta dimensão granulométrica muito pequena na faixa de 2 micron. A granulometria é uma das características mais importantes da argila, influenciando diretamente na resistência, plasticidade da pasta e permeabilidade dos materiais cerâmicos.
- Elevada superfície especifica: essa propriedade é muito importante, pois se torna mais reativa.
- Sonoridade: a argila tem a propriedade de emitir sons, através de pequenos batimentos após a cozedura. - Impermeabilidade: Após cozimento e vidrada a peça se tona mais impermeável. - Resistência - é a propriedade que as argilas adquirem após a secagem e depois da cozedura, de não sofrer deformações do seu aspecto, resistindo ao calor e à corrosão. Há uso de argila expandida como agregado em concreto leve, devido sua baixa densidade. A impermeabilidade também é interessante, assim o uso de argila para elaborar telhas cerâmicas, que possuem resistência mecânica satisfatória a sua solicitação. A capacidade de manter suas propriedades em altas temperaturas é interessante para elaboração de fornos rotativos com capacidade de até 1.500°C.

Gipso: O mineral gipsita, geralmente, é encontrado em granulação fina a média, estratificada ou maciça, coloração em tons claros de amarelo e marrom, constituindo as

Relacionados