Austenitização Aço ABNT 1060

Páginas: 12 (2987 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
ENGENHARIA MECÂNICA
PRÁTICA 01- LABORATÓRIO DE TRATAMENTOS TÉRMICOS

Amanda Christina Scarpin, amanda.scarpin@outlook.com;
Alaor Boschetto Junior, alaor_2112@hotmail.com;
Caio Eduardo Nodari, caionodari@hotmail.com;
Felipe Santos, felipebgsantos@gmail.com;
Guilherme Dias Tavares, gtavares@outlook.com.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Av. Sete de Setembro, 3165. Rebouças – Curitiba/PR


Resumo: O experimento consistiu na austenitização de três amostras de aço ABNT 1060, e, em seguida, no resfriamento em diferentes meios (na aguá, no ar e no forno), para analisar e comparar as modificações microestruturais após o processo. Essas microestruturas foram analisadas, assim como suas durezas finais, em escala vickers.

Palavras-chave: Aço ABNT 1060, têmpera, normalização,revenimento, microestrutura.


1. INTRODUÇÃO

O trabalho propõe o estudo das estruturas que se formam a partir de três tratamentos térmicos diferentes (Têmpera em água, recozimento e normalização) de um mesmo aço ABNT 1060, para a análise das microestruturas resultantes e a verificação destes resultados obtidos em relação aos teóricos.

2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1. Tratamentos Térmicos

Os tratamentostérmicos envolvem operações de aquecimento e resfriamento, dentro de condições controladas de temperatura, tempo à temperatura, ambiente de aquecimento e velocidade de resfriamento. Os objetivos dos tratamentos térmicos podem ser resumidos da seguinte maneira: remoção das tensões internas, aumento ou diminuição da dureza, aumento da resistência mecânica, melhora da ductilidade, melhora dausinabilidade. (CHIAVERINI, 1986)

2.1.1. Fatores de Influência nos Tratamentos Térmicos

Considerando que o objetivo fundamental do tratamento térmico é a modificação das propriedades mecânicas do material, verifica-se que isso só é conseguido mediante uma alteração da sua estrutura, para o que é necessário que a liga seja aquecida a uma temperatura que (...) corresponde geralmente à temperatura acima darecristalização do material; no caso dos aços é a “temperatura crítica”. O resfriamento subsequente completa as alterações estruturais e confere ao material as propriedades mecânicas desejadas. (CHIAVERINI, 1986)
Sendo nosso objeto de estudo uma liga hipoeutetóide (entre 0,022 e 0,76%C), o resfriamento de uma liga com esta composição pode ser representado com o movimento vertical, para baixo, aolongo da linha (1) da Figura 01. A aproximadamente 850ºC a microestrutura irá consistir inteiramente em grãos da fase austenita. Ao se resfriar até aproximadamente 750ºC, as duas fases austenita e ferrita irão coexistir. A maioria das pequenas partículas de ferrita irão se formar ao longo dos contornos de grão originais da austenita. Quando a temperatura é reduzida para uma temperatura imediatamenteabaixo da eutetóide, até o ponto e, toda a fase austenita se transformará em perlita. (CALLISTER, 2002)

Figura 01. Diagrama Fe-Fe3C

Modificando-se a velocidade de resfriamento, após a permanência adequada à temperatura de aquecimento, pode-se obter mudanças estruturais que promovem o aumento da ductilidade ou elevação da dureza e da resistência mecânica. A escolha do meio de resfriamento é, pois,fundamental, no processo. (CHIAVERINI, 1986)
A curva real de um tratamento térmico isotérmico está superposta ao diagrama de transformação isotérmica (Diagrama TTT) para uma liga Fe-C hipoeutetóide na Figura 02. (CALLISTER, 2002)


Figura 02. Diagrama de transformação isotérmica TTT para uma liga Fe-C hipoeutetóide 0.60%C


2.1.2. Operações de Tratamento Térmico
2.1.2.1. Recozimento (pleno)

Seusobjetivos principais são: remover tensões (...), diminuir a dureza, melhorar a ductilidade, ajustar o tamanho de grão, (...). O material é geralmente aquecido a uma temperatura acima da de recristalização (zona crítica nos aços) seguido de resfriamento lento, conforme o diagrama da Figura 03. (CHIAVERINI, 1986).


Figura 03. Curva de Resfriamento para resfriamento lento – Recozimento....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aço abnt 4140
  • ANÁLISE MICROESTRUTURAL E DE DUREZA DAS FASES E MICROCONSTITUINTES DO AÇO 1060
  • Propriedade Mecanicas do Aço ABNT 4140
  • NORMAS TECNICAS ABNT ESTRUTURA AÇO
  • Tratamento Térmico para o aço ABNT 1045
  • Análise de propriedades mecânicas em aço abnt 1045 submetido a diversos tratamentos térmicos
  • AVALIAÇÃO DO ACABAMENTO SUPERFICIAL DO AÇO ABNT 1020 UTILIZANDO O PROCESSO DE FRESAMENTO FRONTAL
  • Abnt nbr 8800 2008

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!