aushas aushasuha aushausha

283 palavras 2 páginas
Problemas Comuns no Uso do Fluido de Corte

O uso de fluidos de corte exige cuidados especiais na sua manipulação, manutenção, transporte e armazenagem, para que possam ser minimizados os problemas gerados.

Corrosão de Peças e/ou da Máquina: a presença de água nas soluções e emulsões pode acelerar um processo de corrosão.

Infectação por Bactérias: o crescimento de bactérias pode resultar em odores ofensivos, manchas nas peças e máquinas, problemas com filtros e clarificadores e redução da vida do fluido de corte.

Sujeiras e Impurezas: partículas metálicas, óleos hidráulicos e de lubrificação da máquina e maus hábitos de higiene dos operadores podem tanto prejudicar as peças, ferramentas e máquinas quanto reduzir a vida do fluido de corte.

Risco de Incêndio: fluidos integrais podem entrar em combustão. É necessário atenção às condições de corte e à formulação do óleo. Também metais como o Magnésio podem provocar ignição quando em contato com a água. Assim, não se usam soluções ou emulsões com o magnésio.

Ataque à Saúde: névoas de óleo podem irritar a pele e as vias respiratórias. O contato freqüente da pele com fluidos de corte pode resultar numa variedade de problemas de pele, havendo diferentes mecanismos de ataque e com diferentes manifestações.

Poluição do Meio-Ambiente: um litro de óleo pode tornar impróprio para o uso um milhão de litros de água potável. Por esse e muitos outros motivos é necessária total atenção ao tratamento e destino do fluido de corte usado.

Práticas Incorretas no Descarte de Fluidos de Corte: - Manejo inadequado;

- Ausência de tratamento;

- Armazenagem inadequada;

- Transporte impróprio;

- Entrega a receptores não autorizados;

- Disposição de resíduos em local não autorizado.

3 DESCRIÇÃO DA PRÁTICA

3.1Materiais Utilizados

- Retifica Plana; - Retifica Cilíndrica;

-

Relacionados