aurelio palhres

3566 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNAES I
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NOME DO ACADÊMICO
COLOCAR NOME RA-

PDR

CAMPO GRANDE-MS, MARÇO/2013.

Demanda

Conceito: “A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou séricos que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.” Essa procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do individuo. Para se estudar a influencia dessas variáveis consideram-se cada uma dessas “variáveis” afetando separadamente as decisões do consumidor.
Quantidade de produtos que compradores desejam e podem adquirir a diversos níveis de preço. Existe uma relação inversa/ negativa entre preço e quantidade (Lei Geral da Demanda). Quando se tratar de demanda pense como um consumidor, ou seja, se o preço estiver subindo eu vou comprar menos.
Determinantes da Demanda
Que fatores determinam o tipo e quantidade de produtos que você quer comprar?
Que fatores determinam a quantidade de produtos que você pode comprar?

Determinantes da Demanda

Preço • Atendimento
Renda • Localização
Preço de produtos similares • Forma de pagamento
Gosto • Qualidade
Expectativa • Propaganda
Número de consumidores • Status
Marca • Etc...
Curva da Demanda
Mostra a quantidade máxima de um determinado bem que consumidores estão desejando adquirir a diversos níveis de preço (ceteris paribus). Frase em latim que significa “tudo o mais constante”, isto é, quando realizamos uma análise, supomos que as demais variáveis não se alteram.

Determinantes da Demanda

Vantagem:

Preço: Existe uma relação inversa entre preço e quantidade demandada (Lei Geral da Demanda) Aumento de renda, de gosto aumenta a demanda.
Melhoria de qualidade, de localização aumenta a demanda.
Desvantagem:
Diminuição de renda, de gosto diminui a demanda.

Relacionados