AUPEX - Seg. Pública e Cidadania

1084 palavras 5 páginas
Pós Graduação em Segurança
Disciplina: Ética e Cidadania na Segurança Pública
Exercício 2

Aluno:

Exercício 2

Enunciado: Da dissertação de Mestrado do Professor Ivan Rosas Teixeira, intitulada “CIDADANIA, SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS:REFLEXÕES ACERCA DO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO”, leia os Itens 2, 3, e 4 e faça uma resenha crítica de no mínimo três páginas, sobre a cidadania e a segurança pública atual no Brasil.

Resposta:

Vivemos num país em que a primeira impressão é a que fica e o que é midiático é explorado e abordado com ênfase sensacionalista e tendenciosa, partindo daí ocorre o questionamento sobre manipulação de massa e controle social, contudo, esse debate e tais questionamentos se sobrepujam as dúvidas da minoria. Vivemos como coadjuvantes questionadores, deixados em segundo plano, os canais que poderiam fazê-lo de uma forma mais coerente se demonstram indiferentes, desde sempre.
Com a promulgação da Constituição de 1988 tivemos a falsa sensação da garantia do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, mesmo o discurso sendo de que o que fora estabelecido era algo que a nação galgaria com o tempo. Já se passaram 25 anos e estamos longe de ter um grau satisfatório no que tange o referido princípio constitucional. Sem exceção, todas as garantias dispostas na CRFB/88 não são cumpridas em sua totalidade, o Estado falha em todos os setores, da educação ao bem estar social, da ‘atual’ erradicação da pobreza à saúde, em tudo.
A cidadania é um dos maiores, senão o maior, objeto da então promulgação da nossa recente Constituição. Fica claro que a definição do termo cidadania está amplamente ligada a uma conjunção de fatores, não somente com um elo estrito aos direitos políticos do cidadão. Cidadania é o poder exercido pelo cidadão diante de todos os direitos atribuídos, contudo, o exercício da cidadania se contradiz no momento em que o Estado deixa de salvaguardar seus componentes de forma mínima igualitária dentre eles.

Relacionados