aulas

Páginas: 7 (1735 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014
A Arte Brasileira Contemporânea
A arte contemporânea é construída não mais necessariamente com o novo e o original, como ocorria no Modernismo e nos movimentos vanguardistas. Ela se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos institucionais que o limitem, portanto pode exercer seu trabalho sem se preocupar em imprimir nas suas obras umdeterminado cunho religioso ou político.
Gravura contemporânea- Gravura é uma imagem representando algo, como pintura, desenhos, relevos, etc. O material pode variar e classifica-se a gravura de acordo com o material de que é feita.
Marcelo Grassmann- é internacionalmente reconhecido como um dos artistas gráficos mais importantes da atualidade. Desenhista e gravador dominou os vários processos degravar: litografia, água-forte e água-tinta. As gravuras têm como tema animais estranhos e cavaleiros medievais. Essas figuras, ricas em detalhes realistas, participam de um clima insólito e fantástico e criam um universo misterioso, que instiga a imaginação do observador.
Calos Scliar- Carreta e Carroça no Galpão/ Carlos Scliar (Santa Maria / Rio Grande do Sul, 21 de junho de 1920 – Rio de Janeiro,28 de abril de 2001), desenhista, gravador, pintor, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico. Carreta e carroça no galpão:
Terceira dimensão e o movimento da pintura
Pintura de Wesley Duke Lee- expressão do realismo mágico. Salut à l’ Amitie / A pintura de Wesley Duke Lee (1931- ) muitas vezes foi considerada como expressão do Realismo Mágico, assim como foi vista também ligada àPo-Art americana. A denominação "realismo mágico" é usada para designar um movimento estético originário da Alemanha da década de 20. Para os artistas dessa tendência, a obra de arte resulta de uma reconstrução lógica da realidade, mas os ele¬mentos dessa reconstrução unem-se de forma inesperada e incomum. Realmente existe esse aspecto na obra de Wesley Duke Lee, mas existe também a presença, tãocara à estética pop, de objetos da vida cotidiana e urbana. Na verdade, esse artista sempre procurou novos caminhos para expressar-se artisticamente e, portanto, torna-se inútil qualquer tentativa de classificá-lo rigidamente dentro de uma tendência artística.
O abstracionismo informal - Esse movimento, ligado à estética não figurativa e não geométrica, manifestou-se em nosso país, sobretudo, nostrabalhos de alguns artistas japoneses que se radicaram no Brasil entre as décadas de 30 e 60.
Manabu Mabe- Natureza Morta e Abstrata-/ Manbu Mabe nasceu no Japão e aos 10 anos de idade veio para o Brasil com a família. Na década de 40 apareceram seus primeiros quadros, ainda presos ao figurativismo, como Natureza Morta. Mas em 1957, sua obra já se revela não figurativa, caracterizando-se comouma combinação de cores e linhas segundo a livre imaginação do artista. De modo geral, sua pintura se expressa em cores vivas e em pinceladas rápidas e essenciais. Esses elementos combinam-se abstratamente e for¬mam uma composição expressiva e instigante.
O concretismo- O concretismo foi um movimento vanguardista que ocorreu nas artes plásticas, na música e na poesia. Surgiu na Europa, na décadade 1950, e teve seu auge até a década de 1960. Características: - Elaboração artística em busca da forma precisa; - Ênfase na racionalidade, no raciocínio e na ciência; - Uso de figuras abstratas nas artes plásticas.- União entra a forma e o conteúdo na obra de arte;- Na literatura, os poetas concretistas buscavam utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem do design;- Envolvimentocom temas sociais (a partir da década de 1960);
Max Bill- distinção do abstracionismo e concretismo- A distinção entre Abstracionismo e Concretismo é feita em 1936 pelo artista suíço Max Bill (1908-1994), que emprega a expressão “arte concreta” para designar uma arte construída objetivamente e em estreita ligação matemática. Escultura: O seu trabalho foi uma tentativa constante de equilibrar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aula
  • aulas
  • aula
  • aula
  • aula
  • aula
  • Aula
  • Aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!