AulaPrtica1BiologiaCelularUsodomicroscpio

997 palavras 4 páginas
Nome:__________________________________________________________ Turma: ________ Data___/___/___
Aula Prática de Biologia Celular
Tema: Microscopia óptica
Objetivo: Identificar as partes componentes e treinar o manuseio de um microscópio óptico.
Material: Microscópio óptico.
Introdução
A microscopia óptica possibilita o aumento de imagens através da luz que, após incidir sobre a amostra, passa por um conjunto de lentes objetivas (que forma e aumentam a imagem) e oculares (que aumentam a imagem).
Além de ampliar a imagem do material, o microscópio serve para aumentar o pode de resolução do olho humano
(0,1 – 0,2 mm), que é a capacidade de distinguir dois pontos muito próximos um do outro. Os microscópios ópticos tem um limite de resolução de 0,2 μm (0,002 mm). É importante lembrar que, para uma estrutura ser observada através de um microscópio óptico, é necessário que ela seja suficientemente fina para deixar que os raios luminosos a atravessem.
Partes componentes do microscópio óptico
1. Base: é o suporte do microscópio, peça que sustenta todas as outras.
2. Braço e estativa: é a peça que liga a base até a parte superior do microscópio. É o local onde se deve segurar para fazer o transporte do microscópio de um lugar para outro.
3. Mesa ou platina: é uma placa de metal com uma abertura no centro, por onde passam os raios luminosos. O material que vai ser observado é colocado sobre uma lâmina de vidro e esta, sobre a platina, exatamente em cima da abertura central.
4. Presilha: estrutura responsável por prender a lâmina na mesa e possibilitar que a mesma seja movimentada de acordo com os comandos (para cima e para baixo/esquerda e direita) feitos no charriot.
5. Charriot: estrutura localizada próxima à platina com dois botões giratórios e dois trilhos que tem a função de movimentar a lâmina nos planos horizontal e vertical e assim permitir a observação de toda a sua área.
6. Canhão: é a parte mais superior do microscópio, contém um conjunto de espelho que projetam a

Relacionados