aulaaa

3561 palavras 15 páginas
NOME: Pyterwan Alves Da Silva RA: 5945223911 N:30

ROTEIRO DE ATIVIDADES 4

As Referências Teóricas Presentes na Obra Antropológica de Gilberto Freyre

Como todo autor que se diferencia pela qualidade do seu trabalho, Gilberto Freyre dificulta uma definição do seu trabalho, afinal, não é a todo o momento que aparece um texto no qual se combinam o rigor do trabalho científico e a subjetividade das memórias familiares. Por isso mesmo, há um consenso quanto à dificuldade de enquadrar um método que dê conta de caracterizar o conjunto da obra de Gilberto Freyre: as possibilidades dadas pelas Ciências Sociais, destacando um esforço científico, alternam-se no texto com a presença do romancista ou memorialista.
Nascido em Recife, em 15 de março de 1900 e falecido na mesma cidade, em 18 de julho de 1987, Gilberto de Mello Freyre, além de jornalista, poeta e pintor, foi um escritor que procurou interpretar o Brasil das perspectivas da Sociologia, Antropologia e História. Sua construção interpretativa gera uma tensão decorrente desta multiplicidade de enfoques que resultam na descrição do mundo da cana-de-açúcar a partir daquilo que tem de mais violento, o fenômeno da escravidão, ao lado da lembrança dos hábitos constituídos no cotidiano da casa grande. E talvez seja possível localizar o valor da obra de Gilberto Freyre nessa convivência original entre a literatura, por meio da experiência estética da prosa e a ciência, em que os fatos são descritos e contextualizados com rigor metodológico.
Para uma discussão mais restrita, tratando exclusivamente da maneira como Gilberto Freyre construiu seu argumento sobre a sociedade brasileira, você verá a maneira como ele pensa a cultura, por meio da Antropologia.
O ambiente com o qual ele se depara é resultado do chamado “encontro colonial”, o encontro entre portugueses, indígenas e africanos.
Além dos burocratas e dos comerciantes, outros segmentos sociais também tomam parte da expansão europeia.

Relacionados

  • Programa gestão estratégica de custos
    1483 palavras | 6 páginas