Aula3 Nova Padronia O Da Popula O

1501 palavras 7 páginas
Epidemiologia

3ª Aula Prática

Técnicas de Padronização.
Padronização – forma de evitar o confundimento.
Um uso importante dos dados sobre mortalidade é comparar duas ou mais populações, ou uma população em diferentes períodos de tempo. Tais populações podem diferir relativamente a várias características que afectem a mortalidade, das quais a distribuição de idades é a mais importante. Assim, desenvolveram-se métodos para comparar mortalidades nessas populações mantendo-se constantes essas características como a idade.
Considerando a população de Baltimore, em 1965:
Raça

Mortalidade por 1000

Caucasiana

14,3

Negróide

10,2

Estes dados podem parecer surpreendentes porque esperava-se que as taxas de mortalidade fossem maiores na população negróide, devido aos problemas de habitação e acesso aos cuidados médicos, particularmente naquela altura. Se olharmos para a mortalidade distribuída por idades:

Raça

Todas as idades <1 ano

1-4 anos

5-17

18-44

45-64

>65

anos

anos

anos

anos

Caucasiana

14,3

23,9

0,7

0,4

2,5

15,2

69,3

Negróide

10,2

31,3

1,6

0,6

4,8

22,6

75,9

Verificamos que em todos os grupos etários a mortalidade é maior na população negróide, sendo a mortalidade total (também chamada taxa bruta ou não ajustada) maior na população caucasiana! Porque é que isto acontece?
Isto é um reflexo do facto de tanto nos caucasianos como nos negróides a mortalidade aumentar marcadamente nos grupos etários mais velhos; os mais velhos são os que contribuem mais para a mortalidade. No entanto, a população caucasiana deste exemplo é mais velha que a população negróide, havendo poucos negros nos grupos etários mais velhos em 1965. Assim, nos caucasianos a mortalidade bruta é muito influenciada pelas altas taxas nos grupos etários mais velhos; o mesmo efeito não se verifica na população negróide pelo facto de poucos atingirem uma idade mais velha.
Como solucionar este problema?
Vejamos 2 abordagens para este problema, a padronização directa e a

Relacionados