Aula01 Questoes Certificacao Gab

613 palavras 3 páginas
FALS – Prof.: Jônatas
Curso: Sistemas de Informação

Edição 1

Disciplina: Segurança da Informação
Assunto: Certificação Digital

CURSO: Sistemas de Informação

DISCIPLINA:

PROFESSOR: Jônatas C. Dias

ASSUNTO: Certificação Digital – I
Infraestrutura de Chave Pública - (PKI – Public key infrastructur Questões
1) Como funciona a certificação digital?
Resposta: Na prática, o certificado digital ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora AC que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas. Os certificados contém os dados de seu titular conforme detalhado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.
2) O que é assinatura digital?
Resposta: Como a assinatura realizada em papel, trata-se de um mecanismo que identifica o remetente de determinada mensagem eletrônica. No âmbito da ICP-Brasil, a assinatura digital possui autenticidade, integridade, confiabilidade e o nãorepúdio seu autor não poderá, por forças tecnológicas e legais, negar que seja o responsável por seu conteúdo. A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico que, caso seja feita qualquer alteração no documento, a assinatura se torna inválida. A técnica permite não só verificar a autoria do documento, como estabelece também uma “imutabilidade lógica” de seu conteúdo, pois
Página: 1
Que o Senhor seja eternamente louvado

FALS – Prof.: Jônatas
Curso: Sistemas de Informação

Edição 1

Disciplina: Segurança da Informação
Assunto: Certificação Digital

qualquer alteração do documento, como por exemplo, a inserção de mais um espaço entre duas palavras, invalida a assinatura.
3) Assinatura digital é o mesmo que assinatura

Relacionados