Aula_prà tica_ _Teoria_Clà ssica_de_Fayol 1

695 palavras 3 páginas
Teoria Clássica de Fayol
A Telelatina é uma empresa de grande porte, que fabrica equipamentos de comunicações para grandes corporações e agências governamentais. A vantagem competitiva da Telelatina sempre foi a qualidade de seus produtos. No entanto, seus preços são mais altos que os da concorrência e seus prazos de entrega de encomenda são mais dilatados.
Por causa disso, a Telelatina vem perdendo clientes para a concorrência há algum tempo. Sua direcção achou que havia chegado o momento de fazer algo.
A direcção decidiu aprimorar os métodos e processos de trabalho na área de projecto e montagem de equipamentos, onde estavam os maiores problemas.
Uma empresa americana de consultoria foi contratada para realizar esse projecto. Os objectivos eram estudar os processos e propor aprimoramento, num período de seis meses. Outros seis meses seriam necessários para a implantação dos aprimoramentos. A empresa de consultoria propôs uma metodologia participativa para realizar o projecto. A Telelatina deveria indicar um grupo de “funcionários jovens e de alto potencial”, que trabalhariam com a equipa de consultores. Eles deveriam ser treinados para actuar como consultores internos e seriam responsáveis pela implantação do projecto. A direcção da Telelatina concordou.
Depois da assinatura do contrato, a consultoria começou solicitando que a Telelatina indicasse o grupo de consultores internos. Formou-se então um grupo de funcionários com cerca de um ano de casa, em sua maioria trainees e gestores-júnior. Esse grupo foi treinado e posto me campo, sob orientação da consultoria, com a missão de estudar e propor aprimoramentos para os processos de desenvolvimento e fabricação de grandes equipamentos. Alguns meses depois, o grupo tinha resultados para apresentar. Suas recomendações foram discutidas na direcção, após passar por revisão da consultoria, e aprovadas para implantação.
Quando começaram as reuniões e entrevistas para implantação, os integrantes do grupo perceberam

Relacionados