Aula Habitat e Nicho - EMEJA

1344 palavras 6 páginas
Habitat
O habitat é o lugar na natureza onde uma espécie vive. Por exemplo, o habitat da planta vitória régia são os lagos e as matas alagadas da Amazônia, enquanto o habitat do panda são as florestas de bambu das regiões montanhosas na China e no Vietnã.

Nicho ecológico
O nicho é um conjunto de condições em que o indivíduo (ou uma população) vive e se reproduz. Pode se dizer ainda que o nicho é o "modo de vida" de um organismo na natureza. E esse modo de vida inclui tanto os fatores físicos
- como a umidade, a temperatura, etc - quanto os fatores biológicos - como o alimento e os seres que se alimentam desse indivíduo.
Vamos explicar melhor: O nicho do Bugio, por exemplo, inclui o que ele come, os seres que se alimentam dele, os organismos que vivem juntos ou próximo dele, e assim por diante. No caso de uma planta, o nicho inclui os sais minerais que ela retira do solo, a parte do solo de onde os retira, a relação com as outras espécies, e assim por diante.
O nicho mostra também como as espécies exploram os recursos do ambiente. Assim a zebra, encontrada nas savanas da África, come as ervas rasteiras, enquanto a girafa, vivendo no mesmo hábitat, come as folhas das árvores.
Observe que cada espécie explora os recursos do ambiente de forma um pouco diferente.
Exercícios
1. Complete as frases seguintes utilizando os conceitos aprendidos:
a) Conjunto de seres vivos semelhantes que vive na mesma área e no mesmo tempo chama-se _______________.
b) Conjunto de seres vivos com características diferentes que vive na mesma área e no mesmo tempo chama-se
__________________________.
c) O meio físico onde vive a comunidade designa-se _________________________ .
d) Ao conjunto da comunidade biótica mais o meio físico onde vive, em que se influenciam mutuamente, chama-se
____________________________.
e) Os seres vivos com características semelhantes que se cruzam entre si e originam descendentes férteis pertencem à mesma____________________________. f)

Relacionados