Aula De 27 De Mar O De 2015 Sobre O C Digo De Tica Do Fisioterapeuta 1

3594 palavras 15 páginas
Aula de 27 de março de 2015 sobre o Código de Ética do Fisioterapeuta
O Código de Ética do Fisioterapeuta controla a ética na Fisioterapia de acordo com os direitos e deveres assegurados nas normas jurídicas. Estabelecendo que compete ao Coffito zelar para que sejam colocados em prática os princípios vigentes no código, atuando nos casos omissos, uma vez que cabe aos inscritos e interessados, como os próprios fisioterapeutas e sua equipe comunicar e observar, para que o Coffito e o Creffito possam atuar no que caracterize ou não o código; Tendo em vista que o profissional que infringir tais normas será sujeito à penas previstas na legislação.
São responsabilidades do profissional de Fisioterapia, se inscrever no Conselho Regional da circunscrição em que atua, portando sua identificação profissional sempre que em exercício, mantendo-a atualizada junto ao sistema COFFITO/CREFITOS a cada ano. Prestar assistência ao ser humano,no plano individual e coletivo, promovendo a saúde, prevenindo os agravos, tratando e recuperando a saúde e cuidados paliativos, tendo em vista a qualidade de vida, sem discriminação, segundo o sistema de saúde vigente no Brasil. Somente aceitar atribuição ou assumir encargo quando capaz de desempenho seguro para o paciente respeitando os direitos humanos. Advertir o profissional faltoso decorrente de imperícia, imprudência o negligência por parte de qualquer membro da equipe de saúde protegendo o paciente e a instituição em que trabalha, e se necessário acionar a chefia imediata à instituição, ao CREFITO,como casos que sejam tipificados como crime, contravenção ou infração ética.Se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos gradativamente, buscando beneficência e não maleficência, inserindo-se em programas de educação continuada e permanente.
São deveres fundamentais do Fisioterapeuta, assumir responsabilidade técnica por serviço de Fisioterapia, em caráter de urgência, quando designado ou quando for o único profissional do setor,

Relacionados