a7c79a81 59dc 4c94 956a e6751e8a7b7c

1509 palavras 7 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO educação física - licenciatura

CRISTIANE GLICERIA FONSECA BASTOS

PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Sete Lagoas – MG
2015

CRISTIANE GLICERIA FONSECA BASTOS

PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociedade Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Seminário da Prática I, Educação a Distância.
Profs. Wilson Sanches, Mariana de Oliveira, Regina Celia Adamuz, RoselyCardoso Montagnini, Sandra C. Malzinoti Vedoato, Mari Clair Moro Nascimento, Vilze Vidotte Costa
Tutor(a) de sala: Diego Rodrigues de Carvalho

Sete Lagoas – MG
2015
1 - INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é analisar a transição do protótipo da educação especial no modelo expelido e a perspectiva da educação inclusiva no Brasil sob a perspectiva da educação especial e como ela é aplicada nas escolas.
Além de se aprender sobre nos adequar e planejar os procedimentos de ensino, quando é preciso que os mestres observem as competências dos alunos, e não apenas para suas limitações.
Por isto, este trabalho inicia com a descrição da trajetória mundial desde a antiguidade até a atualidade, posteriormente descrevendo esse mesmo processo no âmbito brasileiro, até o ano de 2010. Interpela também a história da educação especial brasileira pelo modo legal, destacando os efeitos que essas legislações trouxeram para o nosso país, bem como a transição teórica prática do processo de exclusão, segregação, integração, e posteriormente, inclusão em nosso país. Integralmente essas etapas foram acontecendo corriqueiramente por paradigmas que sugestionavam as ações da sociedade e, principalmente, das escolas para com as pessoas que apresentassem alguma deficiência.
Segundo o Wikipédia, a educação inclusiva se configura na diversidade inerente à espécie humana, buscando perceber e

Relacionados