AULA 1 ORIGENS E O DESENVOLVIMENTO DO FEUDALISMO

Páginas: 8 (1860 palavras) Publicado: 28 de junho de 2015
POR QUE IDADE MÉDIA?
O nome de Idade Média para esse período da História Ocidental foi dado pelos Humanistas dos séculos XV e XVI. Eles consideravam a Idade Média como um período Negro da História, sucedido pelo brilhantismo do Renascimento. Falavam do período medieval - medium aevum - como uma fase de retrocesso artístico, intelectual, filosófico e institucional de forma generalizada.
O sistemafeudal pode ser dividido nas seguintes etapas:


OS FATORES DE FORMAÇÃO DO FEUDALISMO:
O sistema feudal se formou através da conjugação de diversos fatores. Esses fatores foram divididos em dois grupos: estruturais - os fatores fundamentais, de longa duração, que vieram do mundo germânico e romano; conjunturais, os mais imediatos e passageiros.

Fatores Romanos: No mundo romano em crise, a partirdo século III, encontravam-se diversos elementos que contribuíram decisivamente para a formação do sistema feudal. Os principais eram:

A vila: por volta do fim do Império Romano, os grandes senhores abandonaram as cidades, fugindo da crise econômica e das invasões germânicas. Iam para seus latifúndios, onde passavam a desenvolver uma economia voltada para a subsistência. Estes centros ruraiseram conhecidos por vilas romanas. Originando os feudos medievais
A decomposição do escravismo romano: homens de menos posses iam buscar proteção e trabalho nas terras dos latifundiários. Para poderem utilizar a terra, eram obrigados a ceder ao proprietário parte do que produziam. Essa relação entre o senhor das terras e aquele que produzia ficou conhecida como colonato.
A crise do poder político:com a ininterrupta ruralização do Império romano, o poder central foi perdendo seu controle sobre os senhores agrários. Aos poucos, as vilas aumentaram sua autonomia. Cada vez mais o poder político descentralizava-se, permitindo aos proprietários de terras administrar de forma independente a sua vila.
O cristianismo: foi outra contribuição fundamental da civilização romana para a formação dofeudalismo. Após enraizar-se na cultura romana, passou a ser religião oficial do Império no século IV. No início da Idade Média, o cristianismo havia triunfado sobre todas as seitas rivais na Europa. Em pouco tempo a Igreja tornou-se a instituição mais poderosa do continente europeu, determinando a cultura medieval.

Fatores Germânicos: Outros elementos importantes vieram do mundo germânico:
Ocomitatus: era um grupo formado pelos guerreiros e seu chefe. Possuíam obrigações mútuas de serviço e lealdade. Mais tarde no feudalismo, essas relações de honra e lealdade geraram as relações de suserania e vassalagem.
O sistema político baseado no isolamento das tribos, daí a inexistência do estado como instituição necessária e indispensável. As várias tribos viviam de maneira autônoma,relacionando-se apenas quando se defrontavam com um inimigo comum.
A economia natural, isto é, a produção voltada para o consumo imediato, as trocas eram feitas com produtos e não com dinheiro
A sociedade dividida em guerreiros, homens livres e escravos; quem pertencia a uma classe não podia passar para outra.
O direito: baseava-se nos costumes (consuetudinário) e não na lei escrita. Era considerado umapropriedade do indivíduo, inerente a ele em qualquer local que estivesse.

Fatores conjunturais: para que o sistema se formasse de fato, ficavam faltando apenas as condições de isolamento, próprias do sistema feudal. Esse isolamento veio com as invasões da Europa durante toda a Alta Idade Média.
As invasões germânicas que ocasionaram a insegurança, a falta de comunicação; o comércio cedeu lugar à troca.As cidades despovoaram-se, a sociedade tornou-se essencialmente rural e a centralização política desapareceu.
A presença dos muçulmanos: em 711, os muçulmanos vindo da África, conquistaram a península Ibérica, A Sicília, a Córsega e a Sardenha. Isso significou uma redução do volume do comércio no Mar Mediterrâneo, fato que contribuiu para uma maior interiorização da economia europeia e para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Feudalismo
  • AULA 1 ORIGEM DA ECONOMIA
  • Desenvolvimento Interpessoal Aula 1
  • Aula 1 desenvolvimento economico‏
  • Desenvolvimento economico aula 1
  • Aula 1 desenvolvimento economico
  • Desenvolvimento eonomico aula 1
  • 1 Aula PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!