aula 08 ICSI 010615

1987 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Tópicos da Aula
Utilitários

INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO E
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Eduardo José Magalhães

Software aplicativo
Software aplicativo (aplicativo ou aplicação) é um programa de computador que tem por objetivo ajudar o seu usuário a desempenhar uma tarefa específica, em geral ligada a processamento de dados.
Sua natureza é diferente de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, jogos e outros softwares lúdicos.

Software de sistema
Software de sistema são programas de computador de baixo nível que interagem com o computador num nível muito básico.
Podemos citar como exemplos o Sistema
Operacional, o firmware (um exemplo de firmware é a BIOS do computador), drivers de dispositivos e a interface gráfica que permite ao usuário interagir com o computador.

Categoria de software
Programas de computador podem ser divididos em duas classes gerais: Software de sistema e Software Aplicativo .

Software aplicativo
Software Aplicativo (normalmente referido como apenas Software) é um software que permite ao usuário realizar uma tarefa especifica. Podemos citar vários exemplos como o Microsoft Office, Google
Chrome, Adobe Photoshop, navegadores, etc.

1

Classificação
Aplicações de softwares são divididas em duas categorias: aplicações horizontais e aplicações verticais. Aplicações horizontais são as mais populares em departamentos e empresas.
Aplicações verticais são produtos que atendem a um determinado nicho, para um tipo especifico de negócio ou divisão de uma companhia .
Existem vários tipos de softwares de aplicação: Classificação
Aplicações desenvolvidas por usuário final: são aplicações escritas pelo próprio usuário para adequar um sistema às suas necessidades. Geralmente incluem processadores de palavras, simuladores científicos, scripts de animação e de gráficos.
Um exemplo de aplicação desenvolvida por usuário final são os filtros de e-mail.

Classificação
Software

Relacionados