AUAD Resenha Crit Ca

341 palavras 2 páginas
AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola. São Paulo: Contexto, 2006. 96 p.
Miryam Andréia da Silva Lima (RA 95658)¹
O livro de Daniela Auad, Educar meninas e meninos: relações de gênero na escola, discorre que a escola através das práticas escolares, pode se constituir como um espaço privilegiado para o aprendizado da separação que discrimina meninos e meninas de forma a justificar desigual­dades ou pode, ao contrário, promover transformações no sentido da igualdade a partir do respeito às diferenças.
A autora questiona a igualdade e desigualdade entre meninas e meninos, homens e mulheres no espaço escolar em que evidencia a função essencial que a escola possui no que diz respeito à aprendizagem de papéis sociais e sexuais por parte dos alunos.
Segundo Daniela Auad, ao analisar o processo histórico da implantação da escola mista no Brasil, verifica-se que os conteúdos de ensino, normas, uso do espaço físico, técnicas e modos de pensar, sentir e agir se constituíram como mecanismos que perpetuam a separação e a hierarquização entre homens e mulheres, as diferenças sexuais naturais entre meninos e meninas são utilizadas pelos professores para conduzir a classe e manter a disciplina, acarretando por si só a segregação e desigualdade.
Para a autora o sistema educacional brasileiro coloca o desafio de se combater a promoção das desigualdades de gênero, em que defendem que as praticas existentes não são condizentes com uma sociedade democrática. Assim, Daniela Auad propõe a efetiva concretização do projeto de política educacional, com a transformação de diversos níveis da educação, englobando não apenas a legislação, o sistema educativo, as unidades escolares, mas também a capacitação e formação do profissional, a interação entre professores e alunos.
Portanto, para que de fato ocorra à construção de uma sociedade baseada na igualdade, é preciso que a discussão em torno da igualdade de gêneros seja inserida no contexto educacional, como

Relacionados