atuação do fisioterapeuta em idoso portador de dença de parkinson

1667 palavras 7 páginas
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA EM IDOSO PORTADOR DE DOENÇA DE PARKINSON.

Aluno (a): Alessandra Jaqueline Cunha Oliveira; Dayse de Barros Freitas Pires; Carla Vieira de Oliveira; Gabriel Felipe Carvalho de Oliveira; José Fernando Almeida de Araujo Junior; Jose Rozivaldo Manoel da Silva; Lucas Moura dos Santos; Simone Alves da Silva.
Professor (a) Fomentador (a) Marcela Moreira da Turma 2AN.
E-mail do responsável: Jose.almeida@gfv.com.br

Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM)
Curso de Fisioterapia – Semana Interdisciplinar 2013.2
Recife, PE.

Palavras-chave: Idoso, Parkinson, Fisioterapia.

Introdução

A doença de Parkinson (DP) é enfermidade neurológica degenerativa lentamente progressiva, afetando mais comumente indivíduos na meia-idade e idosos. A DP se associa à perda dos neurônios dopaminérgicos da substância negra, as principais manifestações clinicas da DP envolvem o sistema motor. Com a evolução da doença, complicações decorrentes secundárias dos sinais e sintomas determinam o comprometimento mental/emocional, social e econômico, o que se releva extremamente incapacitante para o individuo podendo repercutir em sua qualidade de vida, onde o profissional de fisioterapia poderá atuar com tratamentos específicos.

Objetivos

Descrever as causas e sintomas da Doença de Parkinson, e os impactos resultantes desta doença no seio familiar e social, e onde o profissional da área de fisioterapia irá atuar nesse paciente.

São objetivos específicos deste trabalho, Demonstrar a importância da doença, descrever a enfermidade, demonstrar o impacto sobre a família, apresentar os tratamentos não medicamentosos.

Materiais e Métodos

Nossa pesquisa foi realizada através de busca em livros da biblioteca do Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM), em sites de artigos científicos sobre o assunto pesquisado. O método para seleção foi aderido por todos integrantes do grupo fazendo uma triagem de todos os livros e artigos

Relacionados