atuacao do poder publico no fomento a aindustria

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE JARDIM
CURSO DE GEOGRAFIA






ROSENILSON GARCIA LEDESMA







O PODER PÚBLICO LOCAL COMO INTERVENTOR DO PROCESSO INDUSTRIAL EM JARDIM – MS - BRASIL NO PERÍODO DE 2001 A 2012
























JARDIM-MS
2014












ROSENILSON GARCIA LEDESMA







OPODER PÚBLICO LOCAL COMO INTERVENTOR DO PROCESSO INDUSTRIAL EM JARDIM – MS - BRASIL NO PERÍODO DE 2001 A 2012



Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Jardim MS, como pré- requisito para obtenção do grau de licenciado em Geografia, sob orientação da Profª Ma. DéboraMacorini Ocon.













JARDIM-MS
2014
RESUMO:
A ideia de desenvolvimento local reúne a seu campo de discussão a responsabilidade do poder público na atuação de interventor de medidas políticas capaz de redefinir a estrutura do espaço geográfico. Num geral, há cobranças por parte da população local, no sentido do poder público se posicionar enquanto instituição eficiente naresolução de diversos problemas. Entre as diferentes cobranças as instituições ficariam responsável por estabelecer mecanismos que possibilite o acesso à iniciativa pública e privada a infraestrutura necessária ao desenvolvimento de diferentes atividades. Por isso, este projeto propõe discutir e analisar a atuação do poder público local do município de Jardim, localizado no estado de Mato Grosso do Sul, emrelação a intervenção ao desenvolvimento do setor industrial, considera-se neste projeto que a atuação será observada mediante as políticas públicas existentes para este setor econômico entre o período de 2001 a 2012. Nesse contexto, será possível por meio da ciência geográfica compreender a dinâmica de atuação dos Grupos de Poder, dos Atores Sociais e do Estado na construção social do territórioindustrial no município.

Palavras Chaves: Políticas públicas; Grupos de Poder; Atores Sociais e Território.

















INTRODUÇÃO:
Este projeto de pesquisa surgiu com o objetivo de investigar a atuação do poder público local no município de Jardim, ao desenvolvimento das atividades industrial, para isso foi necessário o recorte temporal, considera-se necessárioobservar diferentes formas de atuação governamental. Para isso, os anos de 2001 até 2012 serão alvos de investigação, no tocante de desempenho de três governos.
Assim, por meio deste trabalho de pesquisa será realizado a observação da atividade industrial, considerando a sua complexidade na dinâmica do território.
Como aporte teórico e conceitual, será utilizado o território que para RAFFESTIN(1993), [...] refere-se a uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa (ou grupos de pessoas), de uma organização ou de uma instituição, nesse sentido busca-se compreender a atuação dos governos na intervenção territorial para a indústria.
Os caminhos metodológicos serão no sentido de buscar informações de quando foi criada esta área do distrito industrial (já verificado a suaexistência) e se realmente atingiu o objetivo proposto no período.
Nesse contexto, será necessário trabalho de levantamento de dados primário e secundários, no sentido de compreender a realidade do setor, e esclarecer a atuação de Grupos e de Atores no processo de fixação industrial local.
A atividade industrial em um município envolve diretamente as políticas públicas, e assim a atuação da iniciativaprivada e pública; ao tratar da industrialização pode-se considerar que é um dos setores econômicos que mais cresce em esfera global, mas deve-se destacar que este não é apenas um setor econômico, a dinâmica social e política que a constitui é estruturante neste processo.
Epistemologicamente é comum e indevido confundir o Estado com o governo.
- Estado é toda a sociedade política,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cultura é o que? reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos
  • Ética e corrupção no brasil: uma discussão teórica e perspectivas de atuação do poder público
  • A violência contra a mulher e as formas de atuação do poder público para atenuá-la.
  • poder publico
  • poderes publicos
  • atuação jurisdicional em concursos publicos
  • Atuação do ministério público
  • Atuação do defensor público

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!