Atps

Páginas: 9 (2191 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
TRATAMENTO DE EFLUENTES E REÚSO
DA ÁGUA NO MEIO AGRÍCOLA
A falta de tratamento de esgotos e de efluentes industriais e agroindustriais e o desperdício de água na irrigação agrícola contribuem para este cenário de escassez de água.A demanda por água potável e conflitos pelo uso múltiplo da água, especialmente na região Sudeste do Brasil, vem pressionando a tomada de decisões que envolvem otratamento de água, esgoto e resíduos, assim como o aproveitamento dos efluentes tratados.
No Brasil, tentativas de gestão das águas iniciaram-se em 1934, com o Código das Águas. Contudo, somente a partir de 1997, com a promulgação da Lei 9433/97, institui-se a cobrança pelo uso da água, que consiste no conceito “ usuário pagador”e de “poluidor pagador”de forma que quem desperdiça e polui paga mais.A falta de tratamento de esgoto e dejetos animais, na zona rural tem forçado a busca por soluções práticas, econômicas e eficientes para tratamento e reuso de águas servidas.Atualmente , a prática e reuso é realidade em alguns países.No Brasil, o reuso tem sido incentivado como forma de minimizar a escassez de água potável e a degradação de mananciais causada pelo despejo direto de esgotos eresíduos.
As propriedades rurais, geralmente, não são servidas pelos sistemas de tratamento de água e esgoto operados por empresas de saneamento. A associação fossa- poço é comum, aumentando os riscos de proliferação de doenças e parasitas por meio da contaminação da água subterrânea.
A irrigação de verduras e de lavagem de verduras, hortaliças e frutas com água de mananciais contaminados com esgotodoméstico e despejo direto no solo de resíduos, como a cama-de-frango e resíduos de suínos e bovinos, são fontes de contaminação do produto agrícola e das águas subterrâneas..
Para o reaproveitamento de águas residuárias na agricultura é necessário que o seu tratamento seja eficaz. A qualidade de efluentes tratados, visando ao reuso na irrigação, a simples lavagem de baias de animais ou mesmo odescarte nos corpos de água, são fatores eficientes para a contaminação.




Demanda de água na agricultura


Desperdícios de água na irrigação agrícola ocorrem devido ao uso de métodos de irrigação que favorecem perdas de até 60% da água por evaporação, com a inundação. Os sulcos rasos, o pivô central e a aspersão.Contudo, deve-se considerar qua a produtividade é aumentada com airrigação,reduzindo a necessidade de expansão da fronteira agrícola.O excesso de água colocada no solo contribiu para o transporte de fertilizantes e pesticidas, poluindo águas superficiais e subterrâneas.Dentro do conceito “ poluidor pagador”, a propriedade pode ser taxada pela disposição de contaminantes oriundos da atividade agrícola via recarga da água subterrânea e ou lançamento em corpos de água.
Aagricultura,como grande depositária de produtos químicos e orgânicos sobre corpos de água, seria um dos setores mais afetados por essa nova gestão de recursos Hídricos
como grande depositária de produtos químicos e
orgânicos sobre corpos de água, seria um dos setores
mais afetados por essa nova Gestão dos Recursos
Hídricos (Martins et al., 2001).
A Resolução CONAMA No 54 (2005) define efluenteslíquidos de agroindustriais tratados ou não como água brasileiros,configura-se como maior exemplo de reuso residuária, e o reuso da água como sendo a utilização de águas residuárias.
A pecuária confinada é outra atividade que consome grande volume de água. Gerando resíduos especialmente nos casos em que a limpeza de baias é efetuada por meio de lavagem.O caso da sinocultura seje o mais grave.Nasgranjas de suínos, o consumo de água para a limpeza dos animais e a lavagem das baias varia de 7 a 45 litros de água para cada animal por dia.A água de lavagem das baias é impregnada de fezes, urina , restos de ração, pelos, fármacos e hormônios utilizados na criação dos animais.O uso direto desta água em solos agrícolas tem causado problemas de contaminação do solo com o cobre, zinco, além...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps
  • ATPS
  • atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!