algoritmo

Páginas: 3 (591 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
ETAPA 3 (Passo 2)

Definição de vetores e a sua utilização na solução de problemas de armazenamento de valores de mesmo tipo.

Em computação um Vetor (Array) ou Arranjo é o nome de uma matrizconsiderada a mais simples das estruturas de dados. Geralmente é constituída por dados do mesmo tipo (homogêneos) e tamanho que são agrupados continuamente na memória e acessados por sua posição dentrodo vetor. Na declaração dos vetores devemos informar o seu nome, seu tipo (inteiro, real, caracter,...), e seu tamanho (número de elementos). Cada elemento do vetor é identificado por um índice(unidimensional), o qual indica a sua posição no vetor.Vantagem de utilização do vetor é a facilidade de manipular um grande conjunto de dados do mesmo tipo declarando-se apenas uma variável.Implementação de vetores e matrizes em Linguagem C
Na linguagem C e especialmente em estrutura de dados, as matrizes são mais comumente utilizadas em vetores unidimensionais, que são matrizes de uma únicadimensão. A declaração destes vetores em C deve obedecer a seguinte sintaxe:

Tipo nome_vetor [tamanho];
ou
Tipo * nome_vetor;
Matriz (array multidimensional) é um vetor de vetores. No nosso problema,imagine uma matriz para armazenar as 4 notas de cada um dos 50 alunos. Ou seja, um vetor de 50 posições, e em cada posição do vetor, há outro vetor com 4 posições. Isso é uma matriz.
Cada item dovetor (ou matriz) é acessado por um número chamado de índice.

Vantagens e Limitações da utilização de vetores e matrizes

Os arranjos podem ser considerados como as estruturas de dados mais simples.Têm a vantagem de que os seus elementos são acessíveis de forma rápida mas têm uma notável limitação: são de tamanho fixo, mas podem ser incrementados ou diminuídos com determinados algoritmos,geralmente envolvendo a cópia de elementos de um arranjo para outro e reiniciar o original com a nova dimensão. Os vetores podem ser implementados desta forma.

Modularização e Decomposição de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmos
  • Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmo
  • Algoritmos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!