ATPS

Páginas: 12 (2793 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

Unidade de Ensino Anhanguera- FACNET.






Atividade prática Supervisionada- Saúde e Segurança do Trabalho








Faculdade Anhanguera
Abril – 2014
Brasília-DF






Atividade Prática Supervisionada- Saúde e Segurança do Trabalho





Trabalho apresentado ao professor da disciplina Saúde e Segurança doTrabalhado do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.





Faculdade Anhanguera
Abril – 2014
Brasília –DF
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. A PIZZARIA
3. ACIDENTE DE TRABALHO
4. PREVENÇÃO DE ACIDENTES
5. MAPA DE RISCO
6. PLANO DE AÇÃO
7. HIGIENE OCUPACIONAL
8. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAIS
9. ERGONOMIA
10.CONSIDERAÇÕES FINAIS
11.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAINTRODUÇÃO
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina doTrabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia eIluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos. Este trabalho vem apresentar um relatório, sobre saúde e segurança do trabalho, para um empreendedor que está prestes a abrir uma pizzaria. Seu objetivo é dar informações ao proprietário do que deve ser feito para que seu empreendimento siga as normas necessárias relacionadas a saúde e segurança do trabalho, afim de atender toda alegislação envolvida, protegendo os funcionários dos riscos em cada função antes de ser aberto ao público.O estabelecimento retratado neste trabalho conta com 40 colaboradores, sendo distribuídos da seguinte forma: 3 lavadores; 3 funcionários de limpeza; 10 garçons; 1 monitor para crianças; 2 manobristas; cozinheiros; 1 segurança; 2 caixas; 1 telefonista; 4 entregadores 1 recepcionista; 4funcionários administrativos; 1 gerente e 2 sócios. Por tratar-se de uma pizzaria que fará entregas, mas também terá o restaurante no local, o empreendimento conta com capacidade para 300 pessoas . (dois pavimentos) e uma instalação focada no conforto de seus clientes, por isso terá um espaço destinado a atividade para crianças e adolescentes.






A PIZZARIA
Durante ainstalação da pizzaria, o proprietário deve prestar atenção em suas instalações elétricas, na localização do gás em caso de utilização de forno elétrico ou na construção de uma chaminé adequada para a dimensão da fumaça do forno a lenha, extintores e saída para incêndios. Além disso, o piso do local necessita ser de fácil limpeza e não pode ser escorregadio para fácil acesso os funcionários, vistoque, em todo o momento os profissionais trabalharão com alimentos que tornam mais fáceis as possibilidades de escorregamentos. A cozinha além dos itens supracitados, são necessárias adequações em relação a ventilação do local e manutenção dos aparelhos utilizados Segundo a Superintendência Estadual da Vigilância Sanitária todo estabelecimento ou local destinado ao preparo, manipulação,acondicionamento, depósito e ou venda de alimentos, devem ser regulamentados através de normas técnicas, são elas: alvará sanitário de funcionamento, carteira de saúde atualizada dos funcionários, água potável, pias e laváveis com cifão, recipiente adequado para descarte do lixo, ventilação e iluminação adequada sinalização , piso adequado para limpeza e não escorregadio e armários com portas e balcões...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps
  • ATPS
  • atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps
  • Atps

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!