ATPS Sheila Em Conclus O

1565 palavras 7 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ
PSICOLOGIA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - CRIANÇA E ADOLESCENTE

JUNDIAÍ – SP
2015

Fernanda Pereira Missi – RA 2173255010

Trabalho a ser entregue, a Prof.ª Sheila Hamburg Depiatti, como requisitos da1º etapa ATPS, da matéria da Psicologia do Desenvolvimento – Criança e Adolescente.

JUNDIAÍ – SP
2015
1. Bases genéticas do desenvolvimento infantil.
O desenvolvimento infantil não ocorre de forma linear, existem fases ou evoluções durante o desenvolvimento humano, as mudanças acontecem de forma gradual, em períodos contínuos.
Ao acontecer a fecundação o processo do qual as células sexuais se fundem para criar uma única célula, o zigoto ou ovo, que após divisões sucessivas se transforma em um feto.
Havendo o processo de óvulo, ovulação e a introdução do espermatozóide, ocorre a formação do ovo resultante com informações que forma um novo sujeito sendo metade cromossomas da mãe e outra metade do pai, sendo essa uma conjunção genética.
Após a fecundação, e nidação(fixação do ovo à parede do útero) inicia as mudanças nas estruturas do útero materno.
Existem dois princípios do desenvolvimento na formação o céfalo-caudal que ocorre da cabeça para a parte inferior do corpo(cabeça desenvolve mais cedo que os membros).

1.2 Desenvolvimento do pré-natal ao nascimento.
O desenvolvimento da gestação é dividida em três fases, sendo elas germinal, embrionária e fetal
Fase germinal: primeira e segunda semana – rápida divisão celular, maior complexidade, viagem ao longo da trompa uterina e fixação na parede do útero
Fase embrionária: segunda à oitava semanas – desenvolvimento dos órgão e principais sistemas corporais (respiratório, digestivo e nervoso). Esta é a fase que o embrião se encontra mais vulnerável a influências do ambiente pré-natal e os embriões com defeitos graves originam abortos espontâneos.
Fase fetal: oitava semana até ao nascimento – aparecimento das primeiras células ósseas (crescimento

Relacionados