Pgrss 1 POP3 20quimicos

3609 palavras 15 páginas
Procedimento Operacional Padrão FMUSP - HC

Nº POP 01 3
00003- 00

Faculdade de Medicina da USP
Diretoria Executiva da FMUSP e Diretoria Executiva dos LIMs
Coleta e descarte de resíduos químicos

3

Data:
18/8/2010

Rev:
00

Próxima Rev.:

1. OBJETIVOS: fixar norma para realização dos procedimentos de coleta interna de resíduos químicos do grupo B (segundo classificação da Resolução 358/2005 - CONAMA) no Sistema FMUSP-HC, observando-se as devidas condições de higiene e segurança.
2. ABRANGÊNCIA: todas as unidades da FMUSP, Laboratórios de Investigação Médica localizados no
Instituto de Medicina Tropical e Serviço de Verificação de Óbito.
3. EXIGÊNCIA(s) e JUSTIFICATIVA(s): A coleta de resíduos químicos é feita bimestralmente pela
FMUSP. O laboratório deverá encaminhar previamente a “Ficha para Inventário de Resíduos” (anexo 2) à
DIREX-LIM, que, após o recebimento da mesma, comunicará à unidade a data e horário para encaminhamento dos itens listados ao Abrigo de Resíduos Químicos. Pontualmente no dia e hora marcados, os rejeitos devem ser levados até o Abrigo por um funcionário da unidade geradora. Contudo, o processo de coleta deve começar na unidade, com a correta segregação e acondicionamento dos materiais e produtos a serem descartados, conforme as orientações que seguem nos itens 10 e 11 deste POP.
4.

RESPONSABILIDADES: As responsabilidades sobre os resíduos químicos decaem sobre todos os

envolvidos no processo, a começar pelo responsável do laboratório gerador e pelo diretor da instituição, passando pelas responsáveis da empresa encarregada do transporte e finalizando, a depender do processo, na empresa que dará destinação final aos resíduos.
No âmbito deste documento:
4.1 – É de responsabilidade do responsável pelo laboratório gerador: a) fiscalizar as ações das pessoas envolvidas no trabalho com substâncias químicas perigosas, orientando-as quanto às formas de utilização e descarte do resíduo gerado; b) coordenar os processos de segregação,

Relacionados