ATPS PSICOLOGIA

Páginas: 8 (1963 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014



UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP- EAD

Serviço Social - 3ª Série

PSICOLOGIA SOCIAL


Ana Paula de Siqueira Carrera Moreira RA430526
Thayany Fonseca Cabral RA 441276

RELATÓRIO FINAL

Profa. Helenros A da S Pedroso Coelho

Nova Iguaçu, 09 de abril de 2014.





RELATÓRIO FINAL

Este relatório foi produzido a partir da leitura do artigo cujotema é a desigualdade e a invisibilidade social na sociedade brasileira, com o objetivo de criarmos uma aproximação com o conceito de humilhação social.
O artigo foi construído a partir de uma interlocução entre dois autores, o sociólogo Jessé de Souza Costa e o psicólogo Fernando Braga Costa. Ambos discutiram sobre a invisibilidade de atores sociais envolvidos e descobertos pela desigualdadesocial brasileira construída ao longo da história.
Eles criticaram também a visão de alguns autores da sociologia clássica quanto ao surgimento da desigualdade na história da colonização do Brasil, ressaltando que os autores conduziam a interpretação da identidade brasileira a partir de uma abordagem culturalista das práticas sociais e cotidianas.
Destacaram o autor Gilberto Freyre,concordando com o pensamento do autor sobre valores e normas que se tornaram dominantes na sociedade brasileira- principalmente no que diz a respeito à forma específica de organização da escravidão e da esfera privada. Freyre foi citado como maior referência da literatura brasileira para a construção da teoria da ação social de Jessé de Souza.
O sociólogo inicia seu projeto em A modernização seletiva,como desvela mento da inautenticidade da sociologia brasileira, isto é, uma abordagem sociológica que articula iberismo com uma comparação superficial entre Brasil e os Estados Unidos, desprezando a variedade dentro da modernidade ocidental e não considerando os elementos específicos da formação brasileira.







A sociologia proposta por Jessé de Souza traça uma crítica muito dura eseu trabalho vai em direção oposta às ideias no ambiente acadêmico, tentando mostrar a verdadeira origem da sociedade brasileira, ou melhor, a verdadeira origem da desigualdade social desta sociedade.
O objetivo de Souza é mostrar uma nova ordem de teorias sólidas que possam explicar o Brasil e sua gente. Não acreditando que a pura descrição da realidade das pessoas socialmente humilhadas possadefinir o que é desigualdade e sua origem social.
De acordo com o autor, preciso articular a história de vida desses cidadãos invisíveis com teorias sólidas e buscar explicações macrossociológicas para compreender a constituição social dos brasileiros.
Já o psicólogo Fernando Braga da Costa, fez uma abordagem em seu livro Homens Invisíveis - relatos de uma humilhação social, de 2004, o temainvisibilidade social a partir de casos empíricos registrados em uma pesquisa realizada por ele. Quando ele cursava uma disciplina de psicologia, teve a missão de exercer por um dia uma profissão considerada subalterna e não qualificada. Costa, escolheu então acompanhar os garis que trabalhavam na USP. Para explicar a invisibilidade enfrentada pelos garis e construir uma psicologia socialcrítica, ele recorreu a textos clássicos da sociologia, antropologia e filosofia. Não limitando à sua área de atuação, nem mesmo a sala de aula; desenvolveu um trabalho etnográfico e tornou-se membro de um grupo de sujeitos totalmente invisíveis.
Fernando Costa faz uma alusão a obra de Gilberto Freyre, que traça a permanência da desigualdade através da divisão e da ocupação dos espaços habitados pornegros/pobres e brancos/ricos, em uma espécie de dimensão geográfica, da desigualdade. Para Costa, a desigualdade social estende-se além do comportamento dos sujeitos, das relações estabelecidas, do tratamento que é destinado aos pobres, invisíveis sociais. Esta desigualdade permanece na sociedade por fatores concretos que podem ser retomados historicamente, não sendo possível aceitar a ideia de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Psicologia
  • atps de Psicologia
  • atps psicologia
  • Atps Psicologia
  • ATPS Psicologia
  • atps Psicologia
  • atps psicologia
  • Atps de Psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!