ATPS MATEMATICA adminstra o

1003 palavras 5 páginas
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA- ETAPA 2 e 3

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Etapa 2.
Passo 1.
Em administração e economia, dada uma função f(x), costuma-se utilizar o conceito de função marginal para avaliar o efeito causado em f(x) por uma pequena variação de x.
Chama-se de marginal de f(x) a função derivada de f(x). Assim a função custo marginal é a derivada da função custo, a função receita marginal é a derivada da função receita, e assim por diante.
Função Custo Marginal.
Supondo que C(x) seja o custo total de produção de X unidades de certos produto com X≥ 0. A função C é chamada de função custo total e temos a seguinte definição.
Se C(x) é o custo total de produção de X unidades de um produto, então o custo marginal quando X=X0, é dado por C’(x0), caso exista. A função C’(x) é chamada função custo marginal.
Portanto, o custo marginal é aproximadamente igual á variação do custo, decorrente da produção de uma unidade adicional, a partir de X0 unidades.

Função Receita Marginal.

Supondo que R(x) seja a receita total obtida pela venda de X unidades de um produto e temos a seguinte definição.
Se R(X) é a receita obtida quando X unidades de um produto são demandas, então a receita marginal, quando X=X0, é dado por R’(x0), caso exista. A função R’(x) é chamada função receita marginal.

Conceito de custo Marginal.

O custo marginal (Cmg) corresponde ao acréscimo dos custos totais de produção quando se aumenta a quantidade produzida em uma unidade. Algebricamente, o custo marginal é calculado como ΔCT/ΔQ, em que ΔCT designa a variação dos custos totais, o custo marginal (Cmg) pode ser calculado como a derivada da função em ordem á quantidade produzida, isto é : Cmg = σCT/σCT.
A expressão receita marginal (Rmg) designa a variação da receita total (RT) provocada pela variação em uma unidade na produção de determinado bem

Relacionados