Ecossistemas s o sistemas ecol gicos constitu dos por organismos vivos

4453 palavras 18 páginas
Ecossistemas são sistemas ecológicos constituídos por organismos vivos, chamados de bióticos, e por elementos não vivos, chamados de abióticos, que estão inter-relacionados. Os elementos bióticos são organismos vivos que correspondem às plantas, aos animais (incluindo o ser humano) e aos microorganismos, enquanto os elementos abióticos correspondem aos elementos físicos e químicos do ambiente, tais como minerais, luz solar, água e gases. Os elementos bióticos e abióticos interagem entre si, promovendo trocas entre os organismos vivos e os elementos não vivos. Nesses processos, são criadas correntes de energia que conduzem a uma estrutura trófica (relações alimentares entre as espécies), a uma estrutura biótica ou a ciclos biogeoquímicos. Podemos dividir essas trocas em dois grandes grupos: o fluxo de energia e os ciclos biogeoquímicos. O fluxo de energia inicia-se pela transferência da energia solar para as plantas através da fotossíntese, que é o processo de absorção da luz por meio do qual os vegetais produzem o seu próprio alimento, transformando dióxido de carbono, água e minerais em compostos orgânicos e liberando o oxigênio necessário para a manutenção de plantas, animais e seres humanos. Já os ciclos biogeoquímicos são processos cíclicos através dos quais os elementos químicos essenciais à vida e à manutenção dos ecossistemas como a água, o carbono e o oxigenio são transferidos do meio físico para os seres vivos e vice-versa, de forma que permita o reaproveitamento dos nutrientes.
Cadeia trófica: também denominada cadeia alimentar, é processo por meio do qual as espécies que vivem em um mesmo ambiente se alimentam e servem de alimento umas às outras.
Ciclos biogeoquímicos: são os percursos realizados por elementos químicos essenciais à vida como nitrogênio, carbono, oxigênio nos sistemas terrestres. É através destes ciclos que os elementos e compostos químicos são transferidos entre organismos e para diferentes partes do planeta.
Conservação: significa

Relacionados

  • Agua
    5741 palavras | 23 páginas
  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas