ATPS Maiaty

732 palavras 3 páginas
FACULDADE ANHANGUERA – UNIABC

PEDAGOGIA

ATPS Leitura e Produção de Texto
(Leitura e os Sentidos do Texto)

NOMES: RA:
Larissa Regina Zanolla 4200056813
Eliane Oliveira Silva 3730710057
Tatiana Nascimento Vieira 3730710098
Sara de Carvalho 4200057532

Santo André
2012
Leitura e Sentidos do Texto:
A importância da leitura e escrita em nossas vidas se dá pelas portas abertas que ela oferece para novas descobertas de conhecimentos.
Ler não é apenas aumentar seus conhecimentos de palavras, mas sim para compreender, interpretar e raciocinar faz com que as palavras tenham sentido.
A leitura nos traz muitos benefícios, enriquece os nossos conhecimentos, ajuda na nossa comunicação, influencia na formação do nosso caráter e na alfabetização.

A concepção de Leitura:
A concepção de leitura é uma interação do texto e o leitor.
O leitor tem uma posição ativa diante do texto, para que ele possa se sentir dentro da obra. O foco no autor é representado por seu pensamento, diferentemente do foco no texto onde o leitor reconhece os sentidos das palavras. O foco-texto-leitor se dá pela interação de construção no texto. A concepção de um texto é uma mensagem escrita fazendo com que o leitor raciona e compreende o texto da melhor forma possível.

Estratégia de Leitura:
Estratégias de leitura são formas que o leitor utiliza para compreender melhor o texto, assim ele segue uma estratégia de solução. A antecipação ocorre quando o leitor imagina fatos que podem surgir no decorrer do texto. Interferência é onde o leitor compreende a mensagem que o autor quer passar sem estar no texto. E a verificação é onde o autor permite confirmar ou não as suas especulações realizadas.
Nós acabamos utilizando todos os tipos de estratégias sem nem ao menos nos darmos conta, só percebemos se analisarmos o processo do texto com cuidado.

Leitura e Concepção dos Sentidos:
Como vimos, a leitura é uma atividade de

Relacionados

  • ATPS_2015_2_Letras_6_Literaturas_Lingua_Inglesa_I
    4133 palavras | 17 páginas
  • ATPS
    2416 palavras | 10 páginas